Entrevista: Mike Thelwall fala sobre o desenvolvimento e as tendências da altmetria


Mike Thelwall em workshop sobre indicadores altmétricos, 
na Universidade de Malaya, em 2019.

O
repertório linguístico dos cientistas tem ficado mais diversificado de uns anos para cá. Novos conceitos têm feito parte do vocabulário dos pesquisadores, como os termos "curtir", "compartilhar", "tweetar", "tbt", entre outros. As redes sociais estão mais presentes no contexto das pesquisas desses profissionais, tanto para divulgar artigos quanto para dar suporte aos próprios processos do fazer científico. Ou seja, para muitos cientistas, o Twitter, Facebook, Instagram e até, mais recentemente, o Tik Tok não são meras plataformas de passatempo. Esses pesquisadores estão quebrando barreiras de uma interpretação tradicional sobre esse tipo de plataforma digital de interatividade e descobrindo que também são meios valiosos de potencializar as suas práticas acadêmicas e estar melhor posicionados em rankings internacionais de pesquisas.

Em 2010 surgiu o termo altmetria, que, a grosso modo, diz respeito ao estudo de indicadores científicos nas redes sociais. O blog Dissertação Sobre Divulgação Científica conversou com o pesquisador inglês Mike Thelwall, editor-chefe do periódico Journal of Altmetricsum dos principais pesquisadores do mundo nessa área. Para ele, trata-se de um campo novo, mas que tem se desenvolvido e ganhando contornos mais sólidos. Segundo o pesquisador da Universidade de Wolverhampton, do Reino Unido, os grandes desafios da área hoje em dia são: saber aplicar a altmetria na prática e verificar se esse uso está sendo eficaz para os objetivos propostos.

Mas, ele faz um alerta: há uma tendência de modelos de comunicação privada nas rede sociais, como é o caso das interações via Whatsapp, "o que pode prejudicar a altmetria a longo prazo". Mike também se mostra reticente em relação ao Instagram, que pode enfraquecer a altmetria: "é mais difícil extrair informações contextualizadas automaticamente de uma imagem do que de um texto".  


Mike Thelwall na Conferência da Sociedade Internacional de Cintometria e Infometria, realizada em 2019 em Roma. Foto: Maurizio Perciballi.


Confira a entrevista:


O conceito de altmetria surgiu em 2010. O quanto a área se desenvolveu desde então, em termos teóricos, metodológicos e conceituais?
Nós sabemos, agora, o quanto e em quais aspectos a altmetria é mais sólida. Por exemplo, o software Mendeley, de gerenciamento de referências, é confiável na contagem de leitores dos artigos. Há muitas fontes altmétricas de diferentes fornecedores, como é o caso do Altmetric.com

Também sabemos que é importante ter muito cuidado na interpretação da altmetria. Isso é particularmente sensível para aquela altmetria que, inicialmente, foi pensada para refletir o envolvimento do público, como é o caso dos indicadores de números de tweets. Mas, agora parecem refletir o compartilhamento de informações acadêmicas e a publicidade em muitos campos. Sabemos que há altmetria que fornece evidências fracas de qualquer tipo de impacto por causa da sua finalidade publicitária e por muitas outras razões pelas quais os produtos das pesquisas podem ser mencionados. 

Portanto, acho que conseguimos mapear amplamente a altmetria, embora novas variações desta área continuem sendo desenvolvidas, novos insights surjam em diferentes aspectos, interpretações, campos e países distintos.

Quais são os principais desafios do campo de pesquisa da altmetria hoje em dia?
Hoje, nós temos muitas fontes altmétricas e uma compreensão dos potenciais e das limitações do campo, mas precisamos saber a melhor forma de trabalhar isso na prática. Portanto, os principais desafios envolvem a tradução do conhecimento acadêmico sobre a altmetria em solução de problemas na prática. 

Isso inclui maneiras de empregar a área em alguns tipos de avaliação, como para dar suporte a determinadas questões do impacto científico, o uso da altmetria em um contexto de busca de informações acadêmicas para identificar artigos importantes, bem como formas de usar a altmetria para a realização de pesquisas científicas ou mesmo para a comunicação científica.

Qual é a sua principal questão de pesquisa em relação à altmetria?
Não tenho uma única questão importante de pesquisa altmétrica no momento. Em geral, acho que as questões mais interessantes têm sido: qual é a maneira mais útil de usar a altmetria para uma determinada tarefa? E essas maneiras são eficazes para essa finalidade?

Quais são as principais ferramentas e plataformas para aplicações e estudos altmétricos?
Eu, particularmente, tenho a minha própria ferramenta gratuita, a Webometric Analyst, que coleta informações da altmetria e calcula estatísticas de impacto. Os pesquisadores também podem obter dados altmétricos diretamente do programa de compartilhamento de dados da Altmetric.com

Quem não for pesquisador e precisar de ferramentas para processar dados altmétricos, precisa comprar uma licença de um dos fornecedores: Altmetric.com ou Plum Analytics, os quais eu acredito que cubram tanto dados quanto várias funções analíticas. Existem, também, outras fontes mais restritas de altmetria, como Article-Level Metrics of PLOS para as revistas PLOS.

A internet é muito fluida, muda muito rápido. Para onde apontam os estudos altmétricos?
É comum a altmetria ser aplicada no contexto das redes sociais públicas, como o Twitter, ou partes públicas de sites privados, como o Facebook. Estes tipos de uso se tornaram mais fracos devido à mudança parcial para comunicações interpessoais totalmente privadas, como o WhatsApp. Isso ilustra que o poder da altmetria é influenciado pelo desenvolvimento das tecnologias de comunicação pela Internet. Parece haver uma tendência para uma comunicação mais privada, o que pode prejudicar a altmetria a longo prazo. A tendência de mais comunicação visual em sites como o Instagram também pode enfraquecer um pouco a altmetria, porque é mais difícil extrair informações contextualizadas automaticamente de uma imagem do que de um texto.

O que motivou a criação do Journal of Altmetrics? Como foi o processo de criação? E como você avalia o desenvolvimento do periódico, que foi criado em 2018?
O Journal of Altmetrics foi ideia das professoras Judit Bar Ilan e Gali Halevi. O veículo foi criado como uma necessidade de consolidar o campo por meio de uma revista especializada que pudesse reunir estudos relevantes em um só lugar. No momento, estamos particularmente procurando artigos que descrevam e avaliem as aplicações práticas da altmetria, como para avaliações de pesquisas, em bibliotecas ou para busca de informações, mas são poucos até agora. Isso é pessoalmente frustrante para mim, porque ouço as pessoas falarem sobre suas experiências, mas como elas não resumem os seus conhecimentos em artigos de periódicos, essa experiência não está disponível para outros usuários e pode até mesmo ser perdida completamente quando eles mudam de emprego.

O quanto a altmetria impactou as métricas consolidadas? Como é a relação entre a altmetria e essas métricas (como webometria, cientometria ...)?
Antes da altmetria, a webometria era um campo muito semelhante. Quando a altmetria começou, a principal diferença era que a webometria envolvia indicadores de páginas da web, enquanto os indicadores de altmetria eram derivados das redes sociais, interativas. Essas redes poderiam ter contribuições do público em geral e, portanto, a promessa inicial da altmetria era que tais plataformas poderiam refletir os impactos públicos da pesquisa acadêmica. 

Agora, o termo altmetria é geralmente considerado um subcampo da cientometria, mas inclui a webometria. Na verdade, o termo altmetria às vezes também é usado para se referir a qualquer tipo de métrica de impacto que não seja baseada em citações de bancos de dados acadêmicos. Nesta definição mais ampla, as citações de patentes também seriam incluídas, por exemplo.

Existem áreas científicas específicas mais alinhadas com a altmetria? Por exemplo: Medicina, Ciências Sociais, Ciências da Vida... ? 
Acho que as áreas médicas têm o maior potencial para a altmetria. Há um interesse direto do público em questões de saúde. De maneira mais geral, os campos nos quais o público se interessa parecem ter mais espaço para a altmetria. Isso pode incluir a Astronomia, por exemplo. No momento, qualquer coisa relacionada à Covid-19 provavelmente atrairá altas pontuações altmétricas.

Como a altmetria e as informações nas redes sociais podem contribuir para a compreensão e o combate à Covid-19?
Um dos pontos fortes da altmetria é identificar o impacto inicial - e a contagem de leitores de Mendeley é boa para isso. A altmetria pode fornecer as primeiras evidências de tendências na aceitação de pesquisas acadêmicas relacionadas à Covid-19. Por exemplo, eu fiz uma análise de pesquisas sobre o coronavírus usando leitores do Mendeley para identificar o papel das pesquisa sobre o coronavírus no período pré-pandemia (link do artigo: https://www.mitpressjournals.org/doi/full/10.1162/qss_a_00083). Os primeiros artigos que traduziram as pesquisas do coronavírus pré-Covid para o contexto da pandemia foram particularmente úteis.

Como pesquisadores e organizações têm se envolvido no uso, na contribuição e na prática da altmetria? Eles estão cientes do que é altmetria?
Acho que há uma consciência sobre a altmetria entre a maioria dos pesquisadores em muitos países por causa do uso da altmetria pelos editores em suas páginas. Eu acho que a altmetria está mais cada vez mais conhecida por causa do uso dela nas páginas web das editoras. Percebo, também, que a altmetria é cada vez mais presente entre os bibliotecários. Hoje em dia há muitos recursos da altmetria, incluindo muitos resumos de artigos.

O que impede os pesquisadores e as instituições de fazerem mais usos das redes sociais para divulgar as produções científicas?
Leva algum tempo para aprender a como divulgar pesquisas de maneira eficaz na web social. E acho que nós, pesquisadores, geralmente preferimos fazer a pesquisa a qualquer outra coisa! Mas vale a pena atrair um público maior para o nosso trabalho.

Qual é a importância de identificar e interpretar sentimentos nas análises altmétricas? E como fazer esse tipo de análise?
Acho que o contexto das menções altmétricas é importante para interpretá-las de forma eficaz, especialmente quando são de sites gerais. Isso é difícil de fazer automática e sistematicamente, mas há pesquisas sendo desenvolvidas nesse sentido. Qualquer pessoa que confie nas pontuações altmétricas individuais deve verificar o contexto do tweet ou outras menções primeiro, caso o trabalho seja mencionado por um motivo negativo ou de publicidade.

Que tipo de habilidades são necessárias para conduzir pesquisas de qualidade no campo da altmetria?
A pesquisa feita até agora tem sido bastante estatística. Portanto, é necessário um bom conhecimento de estatística básica. Não acho que estatísticas avançadas sejam necessárias para a maioria dos estudos, mas é importante deixar claro quais estatísticas usar e o motivo. Os testes de correlação de Spearman são provavelmente os mais comuns. Você também precisa ler muito sobre análise de citações primeiro para aprender sobre os fatores importantes a serem levados em consideração ao avaliar os resultados. Os mais importantes são as diferenças de campo e o ano de publicação. As comparações entre diferentes campos e anos podem ser feitas com indicadores normalizados de campo e ano, que é outra questão necessária para aprender.

Há algum assunto sobre o qual você gostaria de falar, mas não comentamos durante a entrevista?
Sim, eu gostaria de enfatizar que o valor da altmetria pode variar entre os países. Isso, por duas razões. Primeiro, as publicações do país podem não estar todas registradas em bancos de dados acadêmicos internacionais, como é o caso da Web of Science e da Scopus. Então, a altmetria oferece possíveis substituições para citações - leitores de Mendeley seriam os melhores para isso. Mas eles devem ser usados ​​com muito cuidado devido ao potencial de serem influenciados pela publicidade ou manipulação deliberada. Em segundo lugar, as fontes altmétricas podem estar em plataformas pouco usadas ​​no país de origem. Portanto, as pontuações podem ser muito baixas. Por exemplo, acho que o uso do Facebook e do Twitter é cerca de um terço menor no Brasil do que nos Estados Unidos. Fazendo comparações internacionais, isso dá ao Brasil uma desvantagem em relação aos EUA, tanto para a altmetria do Twitter quanto do Facebook, pois os pesquisadores e, provavelmente, o público dão mais atenção aos artigos publicados no seu próprio país, mesmo para pesquisas internacionais. 

Por essas razões também, a pesquisa sobre altmetria de uma perspectiva brasileira seria interessante para a comunidade internacional por quaisquer diferenças encontradas. Já existem algumas pesquisas, como  é o caso do artigo "Does the Global South Have Altmetrics? Analyzing a Brazilian LIS Journal". Mas, há muito espaço para bem mais.

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