UnB sedia evento nacional de métricas da informação



A 9ª edição do Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC) será realizado entre os dias 23 e 26 de julho de 2024, com palestras, apresentação de artigos, realização de oficinas e debates sobre os desafios e tendências do campo.

A Universidade de Brasília (UnB) vai sediar, pela primeira vez, um dos maiores eventos nacionais da Ciência da Informação. A 9ª edição do Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC) será realizado entre os dias 23 e 26 de julho de 2024, com palestras, apresentação de artigos, realização de oficinas e debates sobre os desafios e tendências do campo. As inscrições e as submissões de trabalhos já podem ser feitas no site lançado há poucos dias (acesse aqui).

O tema do Encontro é “Ciência Inclusiva e Global: Métricas, Dados e Infraestruturas”. Entre outros pesquisadores, já estão confirmadas as presenças dos professores Rodrigo Costas, da Universidade de Leiden, da Holanda, e Vincent Lariviere, da Universidade de Montreal, do Canadá. Ambos são dois dos estudiosos mais citados no mundo em suas respectivas áreas.

A expectativa é receber um público de, aproximadamente, 200 pesquisadores, outros profissionais, estudantes e interessados no desenvolvimento da área. A programação vai acontecer nas faculdades de Ciência da Informação (FCI) e de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE), além da Biblioteca Central, no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. A cerimônia de abertura acontecerá no SESI Lab – Espaço de Arte, Ciência e Tecnologia, no Setor Cultural Sul.

O 9º EBBC é presidido pelo pesquisador João Maricato, da Faculdade de Ciência da Informação da UnB. Ele destaca a característica interdisciplinar da área:

– O EBBC é o principal evento no Brasil dedicado aos estudos métricos da informação. A área de Ciência da Informação tem desempenhado um papel significativo para o seu desenvolvimento e institucionalização ao longo do tempo, contribuindo de maneira substancial para a pesquisa, ensino e extensão nesse campo. O evento é verdadeiramente interdisciplinar, atraindo pesquisadores e estudantes de diversas áreas que estudam e aplicam métodos, princípios e teorias bibliométricos e de comunicação científica em todos os segmentos do saber acadêmico – afirma.

Bruno Lara / EBBC.

Fonte: JC Notícias/SBPC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros