MAST participa da criação do dossiê de História da Ciência para a Biblioteca Nacional

 


A convite da Fundação Biblioteca Nacional, integrantes do grupo de pesquisa Território, Ciência e Nação, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), criaram um dossiê sobre a História da Ciência no Brasil. É a primeira vez que o site da Instituição, BN Digital, lança um dossiê voltado para uma área específica de estudos. O resultado desse trabalho que começou antes da pandemia está disponível AQUI.

 

Os interessados podem conferir uma série de artigos feitos não só por pesquisadores do MAST, mas também de outras instituições ligadas à temática. A organização do dossiê é da pesquisadora Moema Vergara, do MAST, e da bolsista Maria Gabriela Bernardino, do Programa de Capacitação Institucional/CNPq, do MAST 

 

Para Moema Vergara, o desenvolvimento deste projeto durante a pandemia mostra como “a relação entre ciência, sociedade e política se torna inequivocamente evidente”. De acordo com a historiadora, além do ineditismo de ser o primeiro dossiê de uma área apresentada na BN Digital, a divulgação fortalece esse campo. “Por ser uma referência nacional, a página tem muitas visitações diárias, dando grande visibilidade às pesquisas em História da Ciência”, comemora.

 

Ela também explica a escolha do período enfocado, já que são anos que ajudam a quebrar o estigma de que não havia produção científica antes dos anos 1930. “Os textos se concentram entre o século XVII e começo do século XX. Esse recorte temporal se justifica para dar luz a um período em que se acreditava que não havia ciência no Brasil. Esta interpretação de nossa tradição científica costuma afirmar que ciência só ocorreu com o advento da universidade nos anos de 1930, antes o que havia eram atividades caracterizadas como pré-científicas”, afirma.


Fonte: MAST.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros