Brumadinho sob a ótica da comunicação e informação em saúde

“A lama sem alma
Que a água do rio secou
Derrama e exala
Um cheiro tão forte de dor”.

(Música: ‘Lama sem alma’, Edu Krieger)

 “A intensa cobertura da mídia, quando acontecem esses eventos catastróficos, muitas vezes favorece o sensacionalismo e a cultura do envio de donativos. Isso aconteceu em Mariana, está acontecendo novamente em Brumadinho e só despolitiza a questão.” Com essas duras palavras, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict/Fiocruz, Patrícia Barcelos analisa o desastre de Brumadinho.

Ela e outros colegas visitaram o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), em junho passado para saber como estava a vida das pessoas três anos após a tragédia que atingiu a região. Da experiência, resultou um filme, produzido pelos próprios alunos, e um seminário, apresentado em agosto de 2018.

Patrícia e seus colegas fizeram uma análise do que viram em Mariana e do que está ocorrendo hoje, em Brumadinho (MG), sob a ótica da Comunicação e Informação em Saúde. Para saber sobre a experiência dos alunos de doutorado do PPGICS, leia a matéria completa no site do Icict, por meio desse link.

Fonte: ICICT  - Fiocruz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros