quarta-feira, 28 de junho de 2017

Novo livro da RedPOP: Diagnóstico de divulgação na América Latina

A obra, que contou com a participação de 123 instituições de 14 países da América Latina, está disponível na internet

A RedPOP, a Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe, lançou, nessa terça-feira, 27, o livro “Diagnóstico de la divulgación de la ciencia en América Latina: una mirada a la práctica en el campo”. O livro, disponível gratuitamente pela internet, é resultado de um estudo que teve por objetivo analisar as ações de divulgação científica e tecnológica realizadas por instituições em toda a América Latina.

De acordo com a RedPOP, durante o ano de 2016, uma das atividades centrais da Rede foi a realização de um primeiro diagnóstico de todas as instituições que realizam ações de divulgação da ciência e da tecnologia na região.

O estudo teve como objetivo identificar as modalidades de divulgação da ciência realizada na região e dimensioná-la quantitativamente; identificar e caracterizar os segmentos de público atendidos nas atividades de divulgação; e identificar as condições favoráveis e desfavoráveis que existem nos países da América Latina no que diz respeito à divulgação da ciência.

No total, colaboraram com a pesquisa 123 instituições de 14 países da América Latina. Os autores do trabalho são Maria de Lourdes Patiño Barba, Jorge Padilla Gonzáles e Luisa Massarani.

O diagnóstico foi elaborado e conduzido por Fibonacci-Innovación y Cultura Científica e pela RedPOP, e contou com a participação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A publicação eletrônica foi apresentada no Museo Universum, da Universidad Nacional Autónoma de México, e contou com a presença de um grupo de divulgadores e comunicadores da ciência que participam e estão envolvidos com as atividades de divulgação na região.

O livro está disponível neste link.

Fonte: Jornal da Ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário