sexta-feira, 15 de julho de 2016

Repositório Institucional Arca/Fiocruz ganha novo site e versões em inglês e espanhol


O Repositório Institucional Arca, da Fiocruz, lançou uma nova plataforma que traz uma interface mais moderna e adequada à dinâmica da web. O Repositório apresenta, além do português, versões em inglês e espanhol, visando o público externo.

As melhorias – a maioria não visível ao usuário, mas que trazem a ele mais segurança no acesso e facilidades de uso – são inúmeras, tais como a alimentação automática de metadados a partir de um número identificador como DOI, PubMed ID, dentre outros, e a partir de arquivos de referências como os gerados pelos gerenciadores de referências bibliográficas como Zotero e EndNote. Na nova versão do Arca é possível realizar consultas online ao diretório SHERPA-RoMeo, com informações sobre a política editorial do periódico a partir do número de ISSN (sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas).

Além dessas, outras implementações possibilitaram melhorias sensíveis no cadastro de usuário, com a inclusão de dados como CPF, que ajudam na validação da Cessão de Direitos; inclusão de nome preferencial e nomes alternativos de autor, que visam a auxiliar implementações futuras em relação ao controle de autoridade. Outra novidade é a facilidade para a realização de autoarquivamento de obras – agora, o autor deverá incluir a unidade a qual está vinculado, o que facilita o direcionamento interno automático.

Criado em 2007 e lançado oficialmente como repositório institucional em 2011, o Arca – Repositório Institucional da Fiocruz reúne, hospeda, disponibiliza e dá visibilidade à produção intelectual da Fundação Oswaldo Cruz, visando ampliar a circulação do conhecimento, fortalecendo o compromisso institucional com o livre acesso da informação em saúde. Sua missão também inclui conferir transparência e incentivar a comunicação científica entre pesquisadores, educadores, acadêmicos, gestores, alunos de pós-graduação, bem como a sociedade civil. O Repositório é mantido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict).

No Arca, estão disponíveis para consulta: anais de congressos, artigos de periódicos, capítulos de livros, dissertações de mestrado e teses de doutorado dos alunos dos programas do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e dos profissionais do Instituto, fotografias, livros publicados, manuais e procedimentos técnicos, patentes, recursos educacionais, relatórios de pesquisa e institucionais, revistas e boletins, trabalhos apresentados em eventos e de conclusão de cursos, além de vídeos.

A plataforma já registra quase onze mil documentos depositados e o número de acessos atingiu em março mais de 60 mil/mês. 

Para acessar a nova plataforma do Arca, clique aqui  - http://www.arca.fiocruz.br/ 

Fonte: ICICT/Fiocruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário