MAST debate representatividade das mulheres nas ciências exatas

O Dia das Meninas reunirá pesquisadoras para falar sobre a representatividade das mulheres no campo das ciências exatas. Haverá um debate seguido de atividades práticas de divulgação da ciência. Entrada gratuita.






O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promoverá, no dia 16 de março, a segunda edição do Dia das Meninas. O evento reunirá mulheres pesquisadoras do MAST e de instituições convidadas, estudantes dO Ensino Médio da Escola Júlia Kubitschek e outros visitantes, com o objetivo de falar sobre a representatividade das mulheres no campo das ciências exatas, trazendo para a reflexão todos os participantes. A programação começa às 13h30 no auditório do Prédio Anexo do MAST. A entrada é gratuita. Para participar, basta agendar através do telefone (21) 3514-5233.

A diretora do MAST, Heloisa Bertol, fará a abertura oficial do evento e em seguida serão apresentados dados sobre a presença de mulheres nas ciências exatas, tecnologia, engenharias e matemáticas. A mesa-redonda “Meninas nas Exatas: Yes we can”, que terá início às 14h, contará com a presença da Dra. Irina Nasteva (UFRJ), da Me. Marina Leite de Barros Baltar (CET-Rio) e da Dra. Sandra Benítez Herrera (MAST). Elas discutirão suas experiências como atuantes do campo da área das exatas, com o intuito de desconstruir a imagem recorrente do cientista, que em geral é a de um homem branco, de idade aparente madura. Esse debate será transmitido ao vivo pelo site www.mast.br.


A partir das 16h, serão realizadas as atividades práticas: Contando Mitos: Vida de Cientista, Olhai pro Céu, AstroMania e Observação do Céu.


Sobre o evento
O Dia das Meninas 2015 foi o primeiro evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Devido ao grande sucesso do evento naquele ano, em 2016 o Dia das Meninas passou a integrar o calendário oficial de eventos promovidos pela Coordenação de Educação em Ciências do MAST. As coordenadoras desta edição são as pesquisadoras Ana Paula Germano, Patrícia Figueiró Spinelli e Sandra Benítez Herrera.

A programação do evento contempla um debate seguido de atividades práticas de divulgação da ciência. As coordenadoras do Dia das Meninas acreditam que esse formato para o evento tem potencialidade para promover a interação do público com as pesquisadoras atuantes de diversas áreas do campo científico, ao mesmo tempo que dá espaço para que o público possa, por si só, experimentar atividades relacionadas à astronomia e ciências afins.


SERVIÇO
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão - Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3514-5200
www.mast.br
https://www.facebook.com/museuastronomia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros