Comunicação como direito à saúde é tema da Revista InovaIcict, da Fiocruz




Está no ar mais uma edição da Revista InovaIcict, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz. O tema principal deste número é o direto à comunicação como direito à saúde, que foi pauta na 15ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida entre os dias 1º e 4 de dezembro de 2015, em Brasília (DF).

Entre os assuntos desta edição estão:

As experiências brasileiras em segurança do paciente nos hospitais de excelência, que mostra as iniciativas pautadas na prevenção de eventos adversos de importante impacto no SUS.

O papel pioneiro e estratégico da comunicação nos processos de gestão, é destacado em entrevista do diretor do Icict, Umberto Trigueiros, e é reforçado na matéria sobre o debate da comunicação e informação na 15ª CNS.

A atuação do Icict/Fiocruz no apoio tecnológico, governança das bases de dados e visualização das análises do projeto GBD Brasil (Carga Global de Doença), que é um esforço científico sistemático em prol da identificação, coleta, armazenamento e governança de dados e informações, a partir de publicações científicas, redes sociais ou de bancos de dados nacionais e internacionais, para torná-los disponíveis a gestores, governos e autoridades de saúde responsáveis pela elaboração de políticas de prevenção ou promoção de saúde.

A consolidação da Rede Global de Bancos de Leite Humano no II Fórum ABC/Fiocruz/Minstério da Saúde de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, também é enfocada na Revista, com as conquistas da rBLH nesses 30 anos de existência.

Para finalizar, uma homenagem ao pesquisador Francisco Viacava, um dos pioneiros na avaliação de desempenho do sistema de saúde brasileiro e coordenador do Proadess.

Para ler a edição completa, acesse AQUI.

Fonte: ICICT/Fiocruz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros