Icict/Fiocruz realiza ações na Semana Internacional do Acesso Aberto



Celebrando a Semana Internacional do Acesso Aberto (SIAA) 2015, que ocorre até o dia 23 de outubro, e alinhado à Política de Acesso Aberto da Fiocruz, o Icict está oferecendo três ações especiais a alunos, pesquisadores e interessados no tema. A primeira delas já está no ar, é a exibição liberada do documentário Parir é natural, da VideoSaúde Distribuidora, feito pelo cineasta Silvio Tendler e que já está disponível no canal da Distribuidora no Youtube, e pode ser acessado AQUI.

A outra ação é o treinamento sobre o autoarquivamento de teses, dissertações, artigos, trabalhos acadêmicos no Repositório Institucional Arca, em parceria com a Biblioteca de Manguinhos, oferecida entre os dias 21 e 23 de outubro, das 9h às 16h, no hall da Biblioteca de Manguinhos. A iniciativa visa a estimular o arquivamento no repositório institucional da Fiocruz e contará com um funcionário da Biblioteca explicando aos interessados como é feito o autoarquivamento. Também foi lançada, no dia 21/10, a fanpage do Arca.

“O Jogo do Acesso Aberto”, um newsgame criado pelo Setor de Multimeios, é um produto para atingir o público em geral e incentivar o debate sobre Acesso Aberto. O jogo já está no ar, mas aproveitando à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 (SNCT), que ocorre em paralelo à SIAA na Fiocruz, será feita uma oficina voltada para os jovens, no dia 22 de outubro, de 9h às 16h30, na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Vida. Para jogar, CLIQUE AQUI

A Semana do Acesso Aberto ocorre em todo o mundo e é um marco na luta pela livre disponibilidade de conteúdo digital de caráter científico para qualquer usuário. Em 2014, a Fiocruz aprovou sua Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, visando o fortalecimento dos mecanismos de preservação e visibilidade de sua produção científica, aumentar o impacto e contribuir para o desenvolvimento da ciência. Para a realização de sua Política, a Fundação tem como principal instrumento o Repositório Institucional ARCA, que reúne, hospeda, preserva, torna disponível e dá visibilidade à produção científica da Fundação.


Fonte: ICICT/Fiocruz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros