sábado, 19 de setembro de 2015

MAST participa da 9ª Primavera dos Museus

Está chegando a Primavera dos Museus!
E o Museu de Astronomia preparou uma programação especial para um público de todas as idades!




De 21 a 27 de setembro, na programação especial Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) para a 9ª Primavera dos Museus, haverá visitas guiadas pelo conjunto arquitetônico do Museu, visitas orientadas pelo campus, a oficina Faça você mesmo, observação do Sol e o Programa de Observação do Céu. As atividades são gratuitas e direcionadas a todas as idades.

Nas visitas guiadas, que serão mediadas por arquitetos do MAST, os visitantes irão conhecer seu conjunto arquitetônico que compreende dezesseis edificações de grande valor histórico, construídas para sediar o Observatório Nacional a partir de 1921. Destacam-se o prédio sede e os pavilhões que abrigam centenárias lunetas, exemplos típicos da arquitetura e da engenharia para a astronomia dos primórdios do século XX. Para participar das visitas, que acontecerão de 22 a 25 de setembro, é preciso se inscrever pelo telefone (21) 3514-5213 ou pelo e-mail simones@mast.br.

Durante a semana, o público terá a oportunidade de observar o Sol, de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. Na quarta-feira (23) e no sábado (26), poderão observar a Lua, aglomerados estelares e planetas no Programa de Observação do Céu (POC) do MAST.

O POC começa às 17h30, com a exibição de um vídeo sobre astronomia e a apresentação da palestra “O Céu do Mês” onde os visitantes ficam sabendo o que está visível no céu do Rio de Janeiro e um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes. Em seguida, todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial de 21 cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura. A atividade é conduzida por um astrônomo ou um mediador capacitado.

No fim de semana, dias 26 e 27, haverá visitas orientadas pelo campus do MAST, momento em que o público irá conhecer o maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia. Durante a visita pelos 40 mil m² do campus, um mediador revela a história dos grandes instrumentos instalados no MAST e ensina sobre o desenvolvimento da astronomia no Brasil. Em dias chuvosos, a atividade é substituída por uma visita mediada à exposição “As Estações do ano, a Terra em movimento”.

E no domingo, às 16h, acontece a oficina Faça você mesmo que, neste mês, ensina a montar um modelo de planisfério lunar: um aparato utilizado para calcular a hora e a fase que a Lua aparece à noite. Desde que o homem passou a olhar para o céu, a Lua tornou-se uma importante referência não somente para os calendários, mas também para a arte e a mitologia. Nesta atividade, o público aprende um pouco mais sobre nosso satélite natural que é o segundo corpo celeste mais brilhante do céu.

A nona edição da Primavera dos Museus tem como tema Museus e Memórias Indígenas. Neste ano, são ao todo 809 instituições, em 393 cidades brasileiras, realizando mais de 2.400 eventos em todo o país, dentre seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes. A Primavera dos Museus, que acontece anualmente desde 2007, é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) - autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

Clique aqui e saiba as datas e os horários das atividades desenvolvidas pelo MAST durante a 9ª Primavera dos Museus.

SERVIÇO
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão - Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3514-5200.

Fonte: Mast.

Nenhum comentário:

Postar um comentário