InovaIcict aborda legislação atual sobre direitos autorais no Brasil

Revista do Instituto de Comunicação da Fiocruz tem também entrevista com o professor português Adriano Duarte Rodrigues


Está disponível para acesso online a nova edição da revista Inova Icict, com matérias especiais sobre temas da comunicação e informação científica e tecnológica em saúde. Na edição 2015.1, a matéria de capa aborda como a atual legislação sobre direitos autorais no Brasil impacta políticas de acesso aberto ao conhecimento, e traça uma breve trajetória da proposta de reformulação da lei vigente, encaminhada pelo Ministério da Cultura.

A edição traz também uma entrevista abrangente com o professor português Adriano Duarte Rodrigues, que esteve no Icict para proferir a aula inaugural de 2015 do programa de pós-graduação. Para ele, a abordagem da experiência é fundamental para o campo da comunicação e saúde.

Outro assunto abordado são as teses do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação em Saúde (PPGICS/Icict) que abordam aleitamento materno e que estão ganhando repercussão em fóruns do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para melhorar a discussão sobre o tema e incrementando as políticas públicas.

Completam o número matérias sobre os 35 anos do Sinitox, Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas, o lançamento do novo portal Saúde Amanhã, que traz prospeções de futuro para o sistema de saúde, e algumas das conquistas da pesquisadora Claudia Travassos, coordenadora do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis).

A Inova Icict está disponível para leitura online e também pode ser baixada uma versão digital da publicação. A versão impressa será distribuída nas próximas semanas.

Fonte: André Bezerra (Ascom/Icict/Fiocruz).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros