Fiocruz vence 35º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica

Nesta edição, o Prêmio foi concedido na categoria "Instituição e Veiculo de Comunicação". Além do vencedor, foi escolhida uma instituição para receber a Menção Honrosa.

Reunida na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a comissão julgadora do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica decidiu, por unanimidade, declarar vencedora a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pela sua histórica atuação em prol da população e divulgação da ciência, tecnologia e inovação.

A Fiocruz é uma instituição conhecida por ter a comunicação como área estratégica e mantém uma série de ações voltadas para a democratização da informação e do conhecimento na área da saúde com a manutenção de canais de comunicação nas mais diversas formas: impressos, eletrônicos e digitais.

Para a Menção Honrosa, foi escolhida a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, como “incentivo pelas ações inovadoras em curso na divulgação científica no estado, que criou um dos primeiros museus de ciência do Brasil”, apontaram os julgadores.

Nesta edição do Prêmio, foram inscritas 62 instituições e veículos de comunicação oriundos de universidades, instituições de pesquisa, editoras, rádios, TVs, entre outras.


Trajetória
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Criada em 1900, pelo renomado sanitarista Oswaldo Cruz, é a mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, sendo referência em pesquisas na área da saúde pública. Em 115 anos a Fiocruz tem contribuído, de várias maneiras, para a saúde pública brasileira.


Premiação
A Fundação Oswaldo Cruz receberá diploma e troféu e o dirigente da instituição participará da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre os dias 13 e 17 de julho deste ano.


Comissão Julgadora
A Comissão Julgadora foi presidida por Débora Foguel da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Representante do CNPq, e composta por Marcus Raimundo Vale da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Representante do CNPq; Roseli de Deus Lopes da Universidade de São Paulo (USP) - Representante do CNPq; Antonio Carlos Pavão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Representante da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência - SBPC, e Rafael Vasconcelos Ribeiro da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Representante da Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC.

Saiba mais sobre o prêmio: http://www.premiojosereis.cnpq.br/

Fonte: CNPq.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros