Brasil ocupa 7º lugar no Índice de Conectividade

Ranking lista países com maior relação entre gastos com Tecnologias da Informação e Comunicação e PIB

O Brasil ocupa o 7º lugar no ranking de países com a maior relação entre gastos com Tecnlogias da Informação e Comunicação (TIC) e Produto Interno Bruto (PIB).

A conclusão faz parte do Índice Global de Conectividade (GCI, em inglês) 2015, publicado na quarta (22) pela empresa chinesa de telecomunicações Huawei. O relatório analisa a conectividade, uso de TICs e transformação digital em 50 economias de todo o planeta.





Entre os países que têm maior relação entre gastos com TIC e PIB, o Brasil só fica atrás de China, Estados Unidos, Índia, Japão, Alemanha e Rússia.

Em um índice mais elaborado, que contrapõe o CGI ao PIB per capita, o Brasil está em um "grupo intermediário", na 26º colocação, próximo de outras economias em desenvolvimento como Chile (20º), China (23º) e Rússia (25º). O líder da lista são os Estados Unidos.

Elogios

O estudo aponta a diminuição gradual nos gastos em TIC por parte das economias emergentes, com uma ressalva: "a única exceção é o Brasil, que vem aumentando seu gasto e tem uma das maiores pontuações de GCI entre os países em desenvolvimento", diz o levantamento. "O Brasil se destaca como o país mais agressivo (à frente de Cingapura e Coreia do Sul) no que diz respeito aos gastos com tecnologias da informação e comunicação".

Nos próximos 10 anos, ainda de acordo com a pesquisa, "países em desenvolvimento como China, Indonésia e Brasil, dentre outros, se aproveitarão de uma transformação digital mais rápida do que a de economias maduras, devido ao grande crescimento dos gastos com TIC, a uma vasta força de trabalho especializada e a uma população consumidora de dados".

O estudo completo pode ser encontrado aqui (em inglês).

Fonte: Ministério das Comunicações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros