Chamada para a Revista Brasileira de História da Mídia - até 1° de abril


O dossiê temático da oitava edição da Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM), referente à julho-dezembro/2015, abordará, em diferentes perspectivas teórico-metodológicas, o campo multi e transdisciplinar da História do Livro e da Leitura no Brasil e no mundo. Os interessados poderão submeter trabalhos que versem sobre os temas relacionados a seguir.

O livro como objeto material. A estética do livro. O livro e as artes gráficas. Os editores de livros. Os profissionais do livro: tipógrafos, encadernadores, designers, distribuidores, agentes literários. A circulação e o consumo de livros. A economia do livro. As livrarias como espaços de sociabilidades. O livro e a circulação de ideias. Os livros e as revoluções. Os livros e o conhecimento. Os livros e a educação. Livros e erotismo. Livros e censura. Livros e cultura letrada. Livros e bibliotecas. Livros e literatura. Livro e imprensa. Livros e traduções. Os autores e os direitos autorais. As representações do livro.  A bibliofilia e o colecionismo. A formação do leitor. As práticas sociais de leitura. O livro e a mídia. O livro e as novas tecnologias.

O prazo de submissão para os artigos referentes ao dossiê já está aberto e segue até primeiro de abril de 2015. Já os artigos, resenhas e entrevistas que versem sobre aspectos gerais relacionados à História da Mídia e da Comunicação são recebidos em fluxo contínuo. As diretrizes para os autores estão disponíveis no site do periódico (www.unicentro.br/rbhm).


INFORME:
O 10º Encontro Nacional de História da Mídia – Alcar 2015 acontecerá de 03 a 05 de junho, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 
O evento terá como tema central A memória na era digital. O prazo para o envio artigos encerra-se no dia 20 de abril de 2015.


Fonte: Alcar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros