Novo número da Revista ECO-Pós

Está no ar o último número da Revista ECO-Pós, cujo dossiê temático versa sobre “Comunicação e Gosto”. 





A edição conta com a participação de Mayka Castellano como editora convidada. Mayka faz pós-doutorado no PPGCom da UFRJ e vem se especializando em estudos ligados ao gosto, culturas juvenis, produção de subjetividades e cultura trash. 

No dossiê, dois textos de pesquisadores estrangeiros. Samuel Binkley, da Emerson College, abre o dossiê com uma perspectiva bastante original sobre o kitsch, buscando entender como essa manifestação cultural se tornou fundamental em tempos de pouca segurança ontológica. Outro destaque é o artigo de Sune Qvotrup Jensen, da Aalborg University. Ele traz uma interessante revisão sobre o conceito de capital subcultural, cunhado pela socióloga canadense Sarah Thornton a partir da obra de Pierre Bourdieu. Um diversificado conjunto de textos de pesquisadores brasileiros lidam com o estudo do gosto, seja a partir do consumo de filmes trash, da alimentação, da música, do vestuário, do estilo de vida e da cultura fã. 

Também, nesta edição, vale a pena conferir a entrevista com Muniz Sodré, realizada por conta de sua emerência no ano de 2013. Nela, o pesquisador narra a sua trajetória acadêmica e apresenta desafios epistemológico para o campo da comunicação.


Fonte: Eco/Press.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros