CNPq cria Diretoria de Ciências Humanas e Sociais

Atendendo uma demanda histórica dos pesquisadores e das associações e sociedades científicas nacionais da área, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) aprovou a criação da Diretoria de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A decisão foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do CNPq em sua reunião de 26 de novembro, a partir de solicitação encaminhada pela Diretoria Executiva da agência, que havia aprovado anteriormente a demanda.

Atualmente essas áreas estão vinculadas à Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais (DEHS). A nova diretoria atuará tanto nas ações especificas das áreas envolvidas quanto em demandas transversais, tais como ações de editoração, divulgação científica, gênero e políticas sociais inclusivas.

A aprovação levou em consideração as recomendações apresentadas pelo Simpósio de Ciências Humanas e Sociais nas Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Contemporâneas, realizado com o apoio do CNPq no dia 20 de agosto, quando a proposta de criação de uma diretoria específica para as áreas de ciências humanas foi submetida à apreciação conjunta das mais de 30 associações e sociedades científicas reunidas.

A implementação da nova diretoria será agora submetida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e às outras instâncias governamentais pertinentes.

Fonte: CNPq.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros