sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Ciência em foco: "Atenção, Perigo, Trabalho: a emancipação pelo ócio"



O trabalho dignifica o homem!?  No filme “Attention Danger Travail,”  (França, 2003), de Pierre Carles, Christophe Coello e Stéphane Goxe, esta máxima da moral liberal é posta em questão. Inaugurando as atividades neste 2º semestre, Ciência em Foco promove no dia 2 de agosto, após a sessão, o debate “Direito à preguiça, recusa do trabalho”, com Tatiana Roque, Doutora em História e Filosofia da Ciência, professora do Instituto de Matemática da UFRJ. 

O registro de vários depoimentos e cenas alusivas ao mundo do trabalho, encadeados por um roteiro costurado com argúcia e fina ironia, apresenta uma subterrânea resistência que se espalha pela França aos modelos de progresso e também às formas de produção e consumo no sistema capitalista. 

Segundo a professora Tatiana Roque, a recusa deliberada ao trabalho engendra uma leitura distinta daquela oferecida pelas tradicionais lutas por reivindicações trabalhistas, amparadas pelas concepções dominantes na esquerda. Trata-se da ideia de rechaçar os papéis que nos são atribuídos e que nos transformam em consumidores e agentes do capitalismo. 

O filme, de acordo Tatiana, nos sugere “o desafio de criar comportamentos de recusa do trabalho assalariado que permitam interromper o círculo vicioso da produção, da produtividade e dos produtores - no qual estamos todos imersos, trabalhadores ou não.”  

Sempre no primeiro sábado de cada mês, Ciência em Foco exibe um filme seguido de debate. O objetivo é estimular a produção e circulação de novas ideias. A entrada é franca.


Filme: Atenção Perigo Trabalho (Attention Danger Travail - França, 2003), de Pierre Carles, Christophe Coello e Stéphane Goxe.
Duração: 109 min
Faixa etária: 16 anos
02/08/2014 - 16h

Palestra: Direito à preguiça, recusa do trabalho.
com Tatiana Roque - Doutora em História e Filosofia da Ciência, professora do Instituto de Matemática da UFRJ. 

Entrada Franca
Local: Casa da Ciência da UFRJ. Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário