Unicamp oferece curso inédito de divulgação científica

Podem participar estudantes de graduação de todas as áreas 
Inscrições até 19 de julho

Como divulgar ciência para o público leigo e contribuir para uma melhor cobertura de ciência? Qual o papel do pesquisador na relação com o jornalista, no processo da produção de notícias sobre Ciência, Tecnologia e Inovação?   Foi pensando em responder essa e outras questões que professores do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp), oferecem, pela primeira vez  no país, um curso destinado à divulgação científica para alunos de graduação de todas as áreas de conhecimento.

A primeira edição desta disciplina será oferecida agora, no segundo semestre letivo, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, às terças-feiras, das 14 às 16 horas. Pretende iniciar uma aproximação entre academia e sociedade,  por meio de reflexões sobre a comunicação da ciência para o público não especializado, levando em consideração o papel e as responsabilidades da ciência, dos cientistas e jornalistas perante a sociedade. Esta é  a primeira vez que uma disciplina de Divulgação Científica é oferecida em uma universidade brasileira, com foco no pesquisador. Normalmente ocorrem em cursos de Jornalismo.

A disciplina será oferecida, em conjunto, pela jornalista e professora do Labjor,  Graça Caldas e pela bióloga e divulgadora científica, Germana Barata, também do Labjor. "A disciplina quer contribuir para que os futuros cientistas incorporem a divulgação científica na sua rotina profissional, seja como fontes de informação ou como divulgadores da ciência", ressaltou Germana Barata. O curso também vai se pautar pelo ponto de vista do leitor, para  a necessária interface ciência e comunicação, encontrando a mediação possível e as múltiplas abordagens da divulgação científica.

O novo curso de Divulgação Científica da Unicamp, de acordo com Graça Caldas, “pretende preencher uma lacuna na formação de futuros pesquisadores para que possam compreender o papel da mídia em geral no processo de comunicação pública da ciência”. A proposta é incentivar  a comunicação da ciência voltada para o público leigo de forma efetiva e sem ruídos. É destinado a estudantes de graduação das áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. (faltou alguma?) O programa completo da disciplina já está disponível no site do IEL. As inscrições dos interessados já estão abertas na Diretoria Acadêmica (DAC). Deve ser feita até o dia 19 de julho. O código da disciplina de Divulgação Científica é AM062-A. O início das aulas será no dia 5 de agosto (terça-feira).

Fonte: Labjor/Unicamp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros