Solução de big data é um dos segredos da Alemanha na Copa


Uma das favoritas para conquistar a Copa do Mundo desde o começo da competição, a Alemanha só fez aumentar suas chances depois de destruir o Brasil com sete gols. Mas além de bons jogadores e de um técnico competente, a equipe germânica ainda tem o big data em seu arsenal para vencer adversários: com a ajuda de uma ferramenta da também alemã SAP, a equipe consegue analisar inúmeros dados de treinamentos e jogos, o que ajuda a melhorar o desempenho do time.

A solução é chamada de Match Insights, e foi desenvolvida pela empresa de TI em parceria com a Deutscher Fussball-Bund (DFB), a confederação alemã de futebol, depois de firmarem uma parceria ainda no ano passado. “Ambos os lados colocaram ali o que sabiam, e o resultado foi ótimo”, declarou em vídeo Oliver Bierhoff, gerente da seleção da Alemanha. Por ora, ela está limitada à Alemanha, mas a ideia da companhia é lançá-la em maior escada depois da Copa.

O aplicativo, que roda na plataforma HANA da própria SAP, deixa técnicos e preparadores processarem todo o volume de informações que é gerado em uma partida ou mesmo na preparação. 

Dessa forma, eles avaliam situações de jogo e descobrem o que é mais indicado para cada um da equipe fazer nos treinos. Pela demonstração que você confere abaixo, a ferramenta permite checar desde a organização tática e a precisão de chutes até a posse de bola e a distribuição de passes – algo que o time fez muito bem na partida contra o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros