Você sabe onde mora a química?

A Casa da Ciência da UFRJ, em parceria com a Sociedade Brasileira de Química, trazem de volta ao Rio a exposição Cadê a Química?, após sua itinerância por Minas Gerais. A exposição, com entrada franca, será realizada de 17 de abril a 27 de julho de 2014.

Uma fascinante experiência que estimula a imaginação do público, convidado a visitar uma animada casa onde é possível desvendar a presença da química em nossa vida.

Em cada um dos sete ambientes de uma residência – varanda, sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço –, o visitante descobre, de forma imersiva e interativa, que os fenômenos químicos acontecem desde a preparação e ingestão dos alimentos nas refeições até o prazer ou desconforto dos sonhos e pesadelos que temos ao dormir.

No quarto do casal – que mora nesta casa-cenário, com seus três filhos –, é possível entender, por exemplo, o que se passa quando estamos apaixonados. Por que o coração dispara quando vemos a pessoa amada? Por que você sente tanta atração? Para conhecer a “química” do amor, é preciso deitar na cama!

No banheiro, uma surpresa: o chuveiroquê, onde é possível ouvir e cantar músicas com menções diretas e/ou indiretas à química. No vaso sanitário, basta levantar a tampa para conferir tudo o que você sempre quis saber sobre o coco e nunca teve coragem de perguntar.

A mesa da cozinha é o local ideal para praticar algumas receitas de alimentos, ressaltando os elementos químicos essenciais para o bom equilíbrio nutricional. Lá também é possível compreender como a geladeira, o micro-ondas e o fogão conservam e transformam os alimentos.

Um divertido jogo com o varal da área de serviço revela como os produtos de limpeza eliminam a sujeira e nos ajudam a cuidar das roupas e da casa. Enquanto isso, no quarto das crianças, a química entra em ação para nos explicar o que acontece quando temos um pesadelo.

Venha se divertir e participar dessas atividades. Você pode transformar garrafas PET em átomos, conhecer o mundo das moléculas, trocar ideias, brincar e se surpreender com o que está à sua volta.

Pode entrar que a casa é sua! O endereço é Rua Lauro Müller, 3, Botafogo.

Atividades Paralelas
Oficina Fábrica de Moléculas
sábados e domingos - 10h e 15h

Visita teatralizada: A química do dia a dia (Grupo Cantos do Rio)
03/05 a 01/06 - sábados e domingos - 17h
(senhas no local 30 min. antes)

Serviço
Exposição: Cadê a Química? – 17 de abril a 27 de julho de 2014
terça a sexta – 9 às 20h / sábados, domingos e feriados – 10 às 20h / fechada às segundas
Escolas e grupos – agendamento antecipado – Tel.: (21) 2542-7494
Visita teatralizada – senhas no local 30 min. antes
www.casadaciencia.ufrj.br / twitter: @casadaciencia
Entrada Franca.

Fonte: Casa da Ciência/UFRJ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros