Revista faz chamada para dossiê sobre "Divulgação Científica"

Até  dia  07  de  abril  de  2014  a  Revista  Cadernos  de Comunicação (da Universidade Federal  de Santa Maria) está com chamada de trabalhos para o Dossiê Temático “Divulgação Científica”. O presente  dossiê  é  voltado  para as pesquisas empíricas e/ou reflexões teóricas  em torno da “divulgação científica” – DC em todas as suas nuances e perspectivas a partir do campo da comunicação e de suas áreas afins. 

A DC é aqui compreendida a partir da comunicação da ciência para um público “não especializado”  e  engloba uma série de outros termos derivados, tais como: “popularização  da  ciência”;  “vulgarização  científica”;  “alfabetização científica”  etc. Seguindo  o  mesmo  eixo  temático,  os  artigos  podem perpassar, ainda, a “difusão científica” – que congrega o  público  em  geral e os especialistas – ou a “disseminação científica” – voltada  somente para os especialistas (“intrapares” ou “extrapares”). 

A DC é,  nesse  sentido,  um objeto de estudo transversal que envolve diferentes áreas de conhecimento  e, em função disso, pertence a “todos” e, ao mesmo tempo,  “não  é exclusivamente  de  ninguém”,  ou  seja, apresenta estudos dispersos provenientes de díspares disciplinas e por isso carece de sistematização e organização, tanto em termos históricos como teóricos.


Fonte: Cadernos  de Comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros