IBICT já tem nova diretoria

Cecília Leite/divulgação
O Diário Oficial da União desta quinta-feira (7) traz a nomeação de Cecília Leite Oliveira para o cargo de diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Desde 23 de setembro, Cecília vinha exercendo interinamente a direção do Instituto. A nova diretora possui graduação em Letras Licenciatura Plena, mestrado em Ciências da Informação e doutorado em Ciências da Informação, todos pela Universidade de Brasília. Cecília é pesquisadora de carreira da Embrapa Informação Tecnológica e foi cedida ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para atuar como Coordenadora Geral de Pesquisa e Desenvolvimento Novos Produtos (CGPD) do IBICT. Tem experiência na área de Ciência da Informação, no uso das novas tecnologias (TIC) para solução informacional nos diversos campos de atuação da Ciência da Informação.

O ponto alto da sua atuação acadêmica foi o resultado da pesquisa de Doutorado, que resultou em uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social, o projeto Escola Digital Integrada (EDI). Este trabalho acadêmico realizado por ela se transformou na Lei 3.275 do Governo do Distrito Federal, tornando obrigatória a sua utilização no ensino público. Essa metodologia é reconhecida internacionalmente e premiada. 

O processo de escolha do Diretor do IBICT começou em 21 de agosto, com a nomeação do Comitê de Busca, responsável por apresentar as candidaturas e elaborar a lista tríplice que foi apresentada ao ministro Marco Antonio Raupp. No último dia 25 de outubro, o comitê esteve reunido no IBICT para ouvir as manifestações dos servidores e sabatinar os sete candidatos: Ana Claudia Soares Cavalcante Gama, Cecília Leite Oliveira, Ricardo Crisafulli Rodrigues, Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Alfredo Tiomno Tolmasquim, Nilton Bahlis dos Santos e Leonardo Jordão da Silva.

Fonte: IBICT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros