Semana Nacional de C&T 2013 promove atividades em todas as regiões do Rio

Em 2013, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), maior evento de popularização da ciência no país, comemora sua 10ª edição e apresenta o tema Ciência, Saúde e Esporte, em referência aos grandes eventos esportivos no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. A expectativa, este ano, é que participem do evento, que ocorre de 21 a 27 de outubro, mais de 900 instituições, entre escolas, secretarias de governo, ONGs, institutos de pesquisa, museus e universidades.

No estado do Rio de Janeiro, 39 municípios se mobilizam para realizar Ações Integradas, que reúnem em locais públicos atividades de várias instituições. É uma oportunidade singular para se discutir variados temas da ciência e, em particular, conhecer um pouco mais sobre aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas práticas desportivas e outros campos do saber. Há também eventos de Portas Abertas, em que as instituições abrem suas portas para a população, ampliando, com isso, o número de municípios participantes.

Estão presentes na SNCT 2013 municípios de todas as regiões do estado, promovendo feiras de ciência das escolas, gincanas esportivas, encontros e bate-papos científicos, apresentações culturais e esportivas, passeios ciclísticos e caminhadas ecológicas, jogos de praia, visitas a planetários e a ciências móveis, exposições científicas e de fotografias, oficinas, cursos e palestras sobre temas diversos.

Merece especial destaque a Mostra VerCiência, projeto de disseminação do conhecimento e da cultura científica a partir de programas de TV do Brasil e de diversos países. Em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, foram selecionados programas a partir do eixo temático Ciência, Esporte e Saúde para serem exibidos em cidades participantes. As sinopses estão disponíveis nos sites: semanact.mct.gov.br e verciencia.com.br/mostras/semana-de-ct.

No estado, a organização é de responsabilidade da Casa da Ciência da UFRJ, representando a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) na Comissão Estadual. A Casa da Ciência da UFRJ tem estimulado a implantação e o fortalecimento da SNCT através da elaboração de decretos-lei e os municípios de Belford Roxo, Nova Iguaçu, Porciúncula, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Três Rios já os aprovaram em suas Câmaras Municipais.

Outra estratégia fundamental é a inserção da SNCT no plano pedagógico das escolas, garantindo um trabalho qualitativo dos professores com seus alunos, que têm participado de forma expressiva na SNCT, seja apresentando trabalhos ou visitando e conhecendo as pesquisas das instituições.

O CNPq tem estimulado a popularização da ciência no país através de editais de criação e apoio a museus e centros de ciência, divulgação e popularização da ciência, feiras de ciência, olimpíadas, ciências móveis e mostras científicas. Pela primeira vez, as cidades poderão participar com projetos para a SNCT em 2014.

De acordo com Fatima Brito, coordenadora da SNCT 2013 no estado, “a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma das mais importantes políticas públicas implementadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no campo da popularização da ciência. Estas ações têm  proporcionado maior conhecimento e valorização da ciência existente em cada cidade. Diversas secretarias municipais de ciência e tecnologia foram criadas no estado; há um grande interesse na criação de museus e centros de ciência e as feiras de ciências retomam um importante papel nas escolas federais, estaduais, municipais e particulares. O fundamental é que cada cidade se descubra nessa área e que fomente junto a sua população uma discussão qualitativa em torno da ciência”.

No estado, participam pela primeira vez os municípios de Italva e Porciúncula (Região Noroeste Fluminense), Cardoso Moreira e Quissamã (Região Norte Fluminense), Tanguá (Região Metropolitana), Vassouras (Região Centro Sul Fluminense), Pinheiral (Região Médio Paraíba), Rio das Ostras (Região dos Lagos) e Mangaratiba (Região Costa Verde). Miguel Pereira e Paty do Alferes realizam atividades conjuntas e muitas outras cidades dão continuidade ao trabalho realizado em anos anteriores. Essa participação confirma as expectativas de expansão da SNCT e a consolidação de parcerias que assegurem rumos promissores para a divulgação e popularização da ciência e tecnologia como um direito à cidadania.

Para ter acesso à íntegra das programações nos municípios e, quem sabe, planejar um “tour de ciência” pelo estado, acesse o blog e a página no Facebook.

Fonte: Casa da Ciência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros