Casa da Ciência exibe filme e promove debate

O filme Contato, dirigido por Robert Zemeckis (EUA/Canadá, 1997), será apresentado no próximo Ciência em Foco, dia 2 de novembro, acompanhado da palestra Catábases Modernas – As permanências da memória de nossa tradição de pensamento, com Jaime Fernando Villas da Rocha. Astrônomo e historiador, doutor em Astronomia pelo Observatório Nacional e professor da UNIRIO, Jaime pretende refletir sobre esta incursão ao “mundo dos mortos” (catábase) em busca de conhecimento, fundada na mitologia grega. 

Trata-se de “realizar uma viagem para o além-mundo e dele retornar trazendo uma revelação aos homens. Tais viagens transcendentes estão presentes na genealogia de nossa tradição de pensamento. Sem ter a pretensão de fazê-lo, a obra Contato, concebida pelo astrônomo e divulgador americano Carl Sagan, acaba por produzir uma viagem com muitos aspectos que, a meu ver, são identificáveis aos de uma catábase, com a especificidade de se dar sob os auspícios públicos de uma sociedade moderna”.

No filme, Jodie Foster, no papel principal, é uma cientista do SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre, em inglês) e que busca por contato com alguma civilização extraterrestre. Eleanor Arroway (Ellie) é uma radioastrônoma que consegue, depois de longa e obstinada pesquisa, descobrir um sinal extraterrestre transmitido a partir da estrela Vega. Este sinal contém um conjunto de informações entre as quais aparecem instruções para construção de uma máquina de transporte espacial. Construída a máquina, Ellie viaja cerca de 18 horas, mas para os que ficaram de fora, se passaram apenas 5 segundos. Ela terá sérias dificuldades para provar suas descobertas, que se baseiam num princípio científico chamado de ponte Einstein-Rosen.

O palestrante convidado aproveita essa temática “para discutir aspectos da tradição de pensamento ocidental, particularmente aqueles relacionados às atualíssimas temáticas da técnica e da religião na política.” Ele destaca que o filme aborda uma celebração da vida através da presentificação que a memória social permite.

Com o objetivo de estimular a produção e circulação de novas ideias, o cineclube Ciência em Foco exibe, no primeiro sábado de cada mês, um filme seguido de debate, sempre às 16h.

Cineclube Ciência em Foco - http://cineclubecienciaemfoco.blogspot.com
Filme: Contato,  de Robert Zemeckis (Contact - EUA, 1997).
Duração: 210 min.
Faixa etária: 16 anos.

02/11/2013 – 16h
Palestra: “Catábases Modernas – As permanências da memória de nossa tradição de pensamento”, com Jaime Fernando Villas da Rocha, astrônomo e historiador, doutor em Astronomia pelo Observatório Nacional. Professor da UNIRIO.

Entrada Franca
Local: Casa da Ciência da UFRJ. R. Lauro Müller, 3 – Botafogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros