Museu itinerante da Fiocruz participa da Semana Nacional de C&T em Aperibé-RJ

Além dos módulos tradicionais, números circenses são atração na visita 

A carreta do projeto “Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos” participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Aperibé, no Noroeste fluminense. O projeto coordenado pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) incorpora aos tradicionais módulos levados às cidades visitadas – entre os quais, o Girotech, o Planetário Inflável e a Bicicleta geradora - números com a participação da equipe do Circo Nopok. O trabalho do grupo mostra a relação entre a arte dos jogos malabares e a ciência. A novidade faz parte da temporada do museu itinerante dedicada, também, às apresentações artístico-culturais desenvolvidas a partir deste ano como parte do projeto “Arte Ciência Sobre Rodas”. Chefe do Museu da Vida, Diego Vaz Bevilaqua explica que nesta nova fase do projeto “o grupo fará intervenções circenses, abordando o corpo, a gravidade, ciência e arte”.

Para a secretária de Educação e Cultura de Aperibé, Cássia Rosane Amim Pontes, há muita expectativa em torno da chegada da equipe do projeto Ciência Móvel à cidade com as atrações circenses. Ela também ressalta a interatividade do projeto do Museu da Vida. “Acho interessante tudo que é relativo ao circo. As atrações vão demonstrar “como a ciência e a tecnologia estão no cotidiano das pessoas”, conclui. Professora de física e matemática, a secretária promete cobrar um relatório valendo para o bimestre sobre as experiências dos alunos que vão visitar os módulos. 

Em sete anos de atividades percorrendo a região sudeste do país, foram visitados 66 municípios. Mais de meio milhão de pessoas foram atendidas pela equipe do caminhão. O Ciência Móvel tem patrocínio da Sanofi e parceria da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos (Fiocruz).  

Serviço 
“Ciência Móvel – Vida e Saúde para todos” 
Local: Centro de Convenções Ataíde Faria Leite - Estrada RJ 116, Km 208, Bairro Verdes Campos, S/N. 
Datas : 23 de outubro – 9h às 12h (Solenidade de Abertura às 9h); das 14h às 17h; e das 18h às 20h -24 e 25 de outubro: das 9h às 12h, e das 14h às 17h .

Fonte: Museu da Vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros