Conhecendo Museus: Episódio 30 – Museu Comunitário Mãe Mirinha de Portão


Conhecendo Museus vai à Bahia e apresenta o Museu Comunitário Mãe Mirinha de Portão. Com o objetivo de preservar a cultura banto, a Associação São Jorge Filhos da Goméia criou o museu. Ali ocorrem cursos de informática, oficinas de dança, capoeira e percussão para crianças, jovens e adultos do bairro do Portão, na cidade de Lauro de Freitas.

O acervo do museu é composto por objetos em ferro, prata, madeira, palha, tecido, papel e outros materiais. Os objetos pertenceram à Mãe Mirinha de Portão, aos projetos educativos e culturais da Associação São Jorge Filho da Goméia e alguns são cedidos por outras instituições.

Em 2004, Mãe Mirinha, mentora da associação, mais uma vez teve seu trabalho reconhecido. Em 15 de abril, o Terreiro São Jorge Filhos da Goméia, onde fica o museu, foi tombado como Patrimônio Cultural do Estado da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC), fruto do árduo trabalho de Mirinha, desenvolvido ao longo anos.

O episódio do Conhecendo Museus – edição Museu Comunitário Mãe Mirinha de Portão dará a oportunidade ao telespectador de conhecer e se aprofundar na tradição afro.

O Conhecendo Museus já apresentou 15 documentários em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.

Fonte: TV Brasil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros