Museu da Vida convida a um passeio pela “Floresta dos Sentidos”


A exposição “Floresta dos Sentidos” oferece uma série de brincadeiras para o público infanto-juvenil em atividades interativas e cheias de desafios. Em cartaz até julho na sala de exposições do Museu da Vida, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, Rio de Janeiro, ela exige muita atenção da garotada, que vai precisar de todos os sentidos para participar das atividades.

O objetivo da exposição é sensibilizar as crianças com relação a temas atuais que envolvem as florestas brasileiras, como a disputa por recursos entre espécies nativas e invasoras e o tráfico de aves e de informações para pesquisas.

Divididas em grupos de 20 por sessão, as crianças são estimuladas a encontrar diferentes espécies na mata artificial ao descobrirem pistas escondidas no cenário, como uma caça ao tesouro. Recorrendo a uma caixa de ferramentas, em meio à brincadeira, elas podem entrar na “Caverna dos Sons” e desvendar com as próprias mãos os segredos escondidos no tronco do “Toca-toca”.

A preguiça foi escolhida como mascote, que, em um vídeo em tela sensível ao toque, dá boas-vindas aos visitantes e ainda os ajuda nas tarefas. Tudo supervisionado pelos mediadores do Museu da Vida.

Os desafios podem envolver: espécies invasoras – que vieram de outros ambientes e se espalharam com facilidade em nossas matas; espécies traficadas – animais que, por serem úteis ou bonitos, são comercializados ilegalmente; ou biopirataria – roubo de conhecimento gerado a partir de nossas espécies.

Produzida pelo Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Faperj, a exposição “Floresta dos Sentidos” integra o projeto "Ciência para pequenos curiosos".


Floresta dos Sentidos
Inauguração: 26 de abril. Até 31 de julho (grátis).
Local: Sala de exposições do Museu da Vida
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 16h30, mediante agendamento. No
sábado, visitação livre, das 10h às 16h.

Endereço: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro ( próximo à passarela 6)
Informações e agendamento: (21) 2590-6747 e recepcaomv@coc.fiocruz.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros