Simpósio História, Ciência, Saúde e Arte na África acontece em Petrópolis



O Palácio Itaboraí é palco do simpósio “História, Ciência, Saúde e Arte na África”, encontro que inclui mesas-redondas, conferência, exposição e show – reunindo pesquisadores, médicos, intelectuais e artistas – para mostrar a ciência e a cultura da África e as relações do Brasil com o continente. A iniciativa, na cidade serrana de Petrópolis, é organizada pela Presidência da Fiocruz, por intermédio do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e o Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz (COC), com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), no próximo dia 22 de março, com abertura às 10 horas. 

O historiador, poeta, diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Alberto da Costa e Silva faz a conferência de encerramento. A programação, de graça, inclui ainda show de André Sampaio & Os Afromandingas, banda cujo repertório une a tradição e a modernidade a partir das culturas africana e brasileira. Clique aqui para acessar o programa completo do evento

A chefe do Museu da Vida, Luisa Massarani, e o pesquisador do IOC, Wilson Savino, são os coordenadores do simpósio, uma oportunidade para o público conhecer também a exposição “O Corpo na Arte Africana”, em cartaz no Palácio do Itaboraí. Reúne 140 obras de arte trazidas do continente africano por cientistas da Fiocruz em suas viagens de trabalho. Elas estão divididas em cinco módulos: “Corpo individual & Corpos múltiplos”; “Sexualidade & Maternidade”; “A modificação e a decoração do corpo”; “O corpo na decoração dos objetos”; e “Máscaras como manifestação cultural”. Mais de 600 pessoas já visitaram a exposição desde sua inauguração, no final de janeiro.

Serviço
Evento: “Simpósio História, Ciência, Saúde e Arte na África”
Data: 22 de março de 2013
Horário: 10h às 18h
Visitação: Grátis
Local: Palácio do Itaboraí - Rua Visconde de Itaboraí, 188
Valparaíso – Petrópolis.
Informações: (24) 2246-1430 - das 8h às 17h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros