Pesquisadores do Brasil e Estados Unidos discutem História Ambiental entre os dois países



Em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz (COC), unidade técnico-científica da Fiocruz, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove o simpósio “Diálogo Brasil / EUA em História Ambiental: Definindo Agendas e Estratégias de Pesquisa em Comum”. O Encontro é organizado pelo Programa de Pós-graduação em História Social do Instituto de História da UFRJ e o Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da COC, no Museu do Meio Ambiente (Rua Jardim Botânico, 1008).

O simpósio, aberto terça-feira, prossegue até sexta-feira, dia 15, e conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/MEC, do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e do Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Mais informações no site do evento.

O objetivo do encontro é estimular o diálogo aberto e comparativo entre pesquisadores dos dois maiores territórios nacionais das Américas, espaços históricos dotados de algumas semelhanças e notáveis diferenças em seus processos de formação.

Foram convidados sete dos mais importantes historiadores ambientais norte-americanos como Donald Worster (Universidade do Kansas), John McNeill (Universidade de Georgetown) e Linda Nash (Universidade de Washington); e quinze pesquisadores brasileiros, entre os quais José Augusto Pádua (UFRJ), Lise Sedrez (UFRJ), Susana Cesco (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Ely Bergo de Carvalho (UFMG), Eunice Nodari (Universidade Federal de Santa Catarina) e José Augusto Drummond (UnB).

Fonte: Fiocruz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros