Dia 18/12 (terça) Ciência à Luz de Velas


Encerrando o ciclo de palestras Ciência à luz de velas, promovido pela Casa da Ciência da UFRJ, o cientista Luiz Davidovich, professor do Instituto de Física/UFRJ, realiza a conferência Sutilezas do mundo quântico. Neste ciclo, importantes cientistas brasileiros revisitam temas tratados pelo cientista britânico Michael Faraday (1791-1867) à luz do conhecimento contemporâneo, lançando diferentes perspectivas e questionamentos sobre a constituição e o comportamento da matéria.

O professor Luiz Davidovich é membro da Academia Brasileira de Ciências e colaborador de Serge Haroche, que recebeu o Prêmio Nobel de Física 2012, em função dos trabalhos sobre ótica quântica. Sua palestra, dia 18 de dezembro (terça, de 18:30 às 20:00)  será transmitida on line através do site (clique aqui)

Em 1860, Faraday realizou seis conferências de divulgação científica para jovens na Royal Institution, em Londres, na época de Natal. Nelas, Faraday utilizou uma vela como ponto de partida para explicar diversos fenômenos químicos e físicos. Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização da CT/MCTI observa que “as conferências, se tornaram um marco na história da divulgação científica e foram publicadas, em 1861, com o título A história química de uma vela.

Após a apresentação da Conferência, o Conjunto de Sax da UFRJ, composto por estudantes da Escola de Música, fará uma apresentação. O conjunto, de repertório eclético – choro, jazz, frevo, música antiga e contemporânea -, é dirigido pelo professor Pedro Bittencourt.

O ciclo Ciência a Luz de Velas faz parte das atividades da exposição Cadê a química?, que foi realizada na Casa da Ciência da UFRJ, de 2011 a 2012, como parte das comemorações do Ano Internacional de Química.

PROGRAMAÇÃO
18 de dezembro de 2012
 terça - 18:30 às 20:00

Conferência Natalina
Sutilezas do mundo quântico
Luiz Davidovich- professor do Instituto de Física/UFRJ, membro da Academia Brasileira de Ciências e colaborador de Serge Haroche, que recebeu o Prêmio Nobel de Física 2012, em função dos trabalhos sobre ótica quântica.

Após a apresentação da Conferência, o Conjunto de Sax da UFRJ, composto por estudantes da Escola de Música, fará uma apresentação. O conjunto, de repertório eclético – choro, jazz, frevo, música antiga e contemporânea -, é dirigido pelo professor Pedro Bittencourt.

Será sorteado um exemplar do livro A história química de uma vela, como cortesia da Contraponto Editora.
  
Local: Casa da Ciência da UFRJ - Rua Lauro Müller, 3 - Botafogo, RJ
Entrada franca - inscrições pelo tel.: 2542-7494

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros