Programação do XIII Enancib exibe diversidade de temas



Já está disponível no site do XIII Enancib – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação a programação do evento, que ocorrerá de 28 a 31 de outubro

No domingo (28), as atividades começam às 14 horas, com os fóruns paralelos de Editores Científicos de Publicações em Ciência da Informação e Áreas Afins; dos Coordenadores de Pós-Graduação; dos Coordenadores dos Grupos de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e a Reunião da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN).

A seguir, após o credenciamento, haverá a abertura do encontro e, depois, a palestra  "Conocimiento, innovación e inclusión social. Potencialidades y límites de la sociedad en red", com a pesquisadora uruguaia Judith Sutz, que tem trabalhos relacionados às condições para a inovação em países em desenvolvimento e com problemas associados.

Para saber mais sobre o tema da palestra, os interessados podem consultar, pela internet, os artigos:  “Integrando as políticas de inovação e as políticas sociais: uma estratégia para incorporar a ciência e tecnologia em processos de desenvolvimento” (2006, Arocena e Sutz) (acessível aqui) e “Países em desenvolvimento e Inovação: busca de uma nova abordagem analítica” (2008, Srinivas e Sutz).

Os trabalhos
A partir do dia 29, de 9 horas as 17 horas, começa a apresentação dos trabalhos. Para os onze grupos de trabalho (GT), foram recebidos, entre pôsteres e apresentações orais, 480 obras; desses, 315 foram aprovadas. Segundo a presidente da Ancib, Isa Mara Freire, “trata-se não somente de indício da consolidação do ENANCIB mas, também, do crescimento produtivo da área, que muito tem a mostrar como resultado de pesquisas e experiências acadêmicas.”

Os trabalhos refletem um pouco da produção acadêmica no país desenvolvida por instituições de ensino e de pesquisa como as dos estados da Bahia, do Espírito Santo, de Minas Gerais, da Paraíba, do Paraná, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina, de São Paulo e do Distrito Federal, representados no Encontro.

Encerrando o evento, na quarta-feira, 31, haverá a reunião de avaliação com os coordenadores de Pós e dos Grupos de Trabalho.

Os ENANCIBs são promovidos anualmente pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação – ANCIB e constituem o principal evento de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil.

Pela sua história, os ENANCIBs têm se constituído em foro privilegiado de apresentação e discussão da pesquisa científica na área da Ciência da Informação Brasileira, congregando o conjunto dos pesquisadores e dos programas de pós-graduação nacionais nesse domínio da Ciência. As 12 edições já realizadas têm possibilitado identificar o estado da arte da área, suas frentes de pesquisa, temas de interesse e lacunas de pesquisa a serem preenchidas.


Serviço
Evento: XIII ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
Período: 28 a 31 de outubro de 2012-07
Local: Centro de Convenções Sul-América, Avenida Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ

Fonte: Fiocruz


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros