Seminário fala sobre a presença da ciência brasileira nas chamadas Exposições Universais


No período entre o Segundo Reinado e a Primeira República, a pesquisa científica brasileira deixou sua marca nas chamadas Exposições Universais, que levavam à Europa e aos Estados Unidos, a partir da metade do século 19, as últimas inovações pelas quais o mundo vinha passando. Conduzido pela designer Lívia Rezende (Esdi/Uerj), o seminário “Estratégias de exibição e de divulgação da ciência brasileira em Exposições Universais (1862-1922)” aborda a presença do Brasil nesses eventos. A palestra gratuita será realizada terça-feira, dia 24 de julho, às 9h, na sala de aula da Oficina Escola de Manguinhos, que fica no campus da Fiocruz. Não é necessário fazer inscrição prévia.


No intuito de revelar o Brasil ao mundo não somente como uma nação fornecedora de matérias-primas, cientistas brasileiros se tornaram comissários e verdadeiros designers de exposições para disseminar um conhecimento inédito sobre a natureza tropical que se construía no país. Durante o seminário, Lívia irá abordar a criação de determinadas estratégias de exibição, como mostruários, vitrines, cenários e pavilhões, que promoveram a ideia de uma ciência avançada em uma nação moderna.

O ciclo de palestras “Seminários em Divulgação Científica” faz parte do curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, uma parceria entre Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Casa da Ciência/UFRJ, Fundação Cecierj e Museu de Astronomia e Ciências Afins, com apoio da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-Pop), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia/Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social/MCTI. Saiba mais sobre o curso clicando aqui.

Serviço
Seminário: “Estratégias de exibição e de divulgação da ciência brasileira em Exposições Universais (1862-1922)”, com Lívia Rezende
Evento gratuito
Horário: dia 24 de julho, terça-feira, às 9h.
Local: sala de aula da Oficina Escola de Manguinhos.
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (perto da Passarela 6 e dentro do campus da Fiocruz).
Mais informações: (21) 3865-2234 ou secadcoc@fiocruz.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros