Novo portal Fiocruz é lançado durante comemoração de 112 anos da Fundação




Foi lançado na última sexta-feira (25/05), nas comemorações dos 112 anos da Fiocruz, o novo portal da Fundação, criado e produzido pela equipe da Coordenação do CTIC - Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação, do Icict. 

Nas palavras de Umberto Trigueiros, diretor do Instituto, "o portal é uma janela de transparência para a população e um laço com a comunidade científica". O novo canal de comunicação da Fiocruz tem como foco o usuário, com acessos mais rápidos e dinâmicos a informações que lhe interessem. Outra característica do Portal é que ele foi construído em plataforma livre e código aberto, com custo praticamente zero, utilizando a mão de obra de técnicos do Icict, "mas em estreita colaboração com a presidência da Fundação e a comunidade Fiocruz", afirma Trigueiros. 

O projeto foi concebido a partir da análise das solicitações feitas pelo público, por meio do canal de relacionamento com o cidadão (Fale conosco), e procura atender aos princípios de usabilidade, acessibilidade, interatividade e não-linearidade da internet, com sua arquitetura de informação priorizando cinco grandes áreas temáticas ("A Fundação", "Pesquisa e Ensino", "Produção e Inovação", "Serviços de Saúde" e "Comunicação e Informação"), que garantem maior visibilidade aos projetos e produtos institucionais. Todas as áreas foram planejadas para permitir ao visitante a escolha de diferentes caminhos de navegação: por meio do menu hierárquico, por tarefa, pelos destaques editoriais (que dão acesso direto a níveis mais profundos de navegação), pelo índice alfabético de categorias e através da busca por filtros. 

Na aba "A Fundação" podem ser encontradas informações sobre a instituição, unidades, história, programas sociais e etc.; na aba "Pesquisa e Ensino", o usuário achará todos os cursos oferecidos pelos diversos institutos que integram à Fiocruz, além de dados sobre bolsas e programas de incentivo. Patentes, parcerias, vacinas e medicamentos desenvolvidos pela Fiocruz, estão disponíveis na aba "Produção e Inovação". Já na guia "Serviços de Saúde", dados pertinentes à saúde da população, laboratórios de referência e controles de qualidade e infecção hospitalar, além de cuidados com o paciente. Para ter acesso às notícias sobre a Fundação, a rede de bibliotecas da Fiocruz e os canais de comunicação da instituição, basta acessar a aba "Comunicação e Informação".  

Na seção "Acesso à informação", o portal destaca informações de interesse coletivo sobre a instituição, conforme determina a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527, de 18/11/2011), regulamentada em 16 de maio de 2012 pelo Decreto nº 7.724. 

O objetivo dos idealizadores é que o novo portal, devido ao seu dinamismo, esteja sempre acompanhando o interesse do usuário, tornando-se cada vez mais uma ferramente de comunicação ágil e confiável na internet para quem procura à Fundação. 

Segundo o diretor do Icict, a próxima etapa será a reformulação dos sites dos institutos, adaptando-os ao novo portal. "Estamos inaugurando uma prática de modernização de atualização das plataformas e ferramentas. E o portal abre novas portas e leva a novos desafios." 

O portal, que já está no ar, pode ser acessado no endereço www.fiocruz.br
Fonte: Fiocruz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros