quinta-feira, 31 de maio de 2012

Indicação de artigo: Divulgação e apropriação do conhecimento científico- o caso da Educação Física

Olá!

Acabo de inserir na seção Leituras o título e o link do artigo "Divulgação e apropriação do conhecimento científico: o caso da Educação Física", publicado em 2011 na revista Liinc em Revista

O trabalho apresenta a atividade de socialização como de suma importância para a promoção da vida, preservando a responsabilidade educativa e política de desmistificação de conceitos difundidos inadequadamente na sociedade. O texto apresenta uma visão do jornalista e médico José Reis (1907-2002), principal nome da divulgação científica, para quem há uma histórica barreira criada pelo afastamento do cientista à socialização, tida como algo secundário- posicionamento que prejudica a ideia do direito público à informação, no caso à científica.  É apresentado um argumento de Paulo Freire, que compreende a necessidade do controle social sobre a C&T, até mesmo como forma de exercício da liberdade e da cidadania. 

Há, também, no artigo um contraponto entre “sentido restrito” da divulgação e “sentido amplo” da divulgação. O primeiro termo remete à ideia de ciência neutra, cujo discurso é o único legitimador e fidedigno, e de um público desconhecedor. Já o segundo conceito refere-se a iniciativas éticas e filosóficas de emancipação da pessoa e do coletivo, incluindo a proposta do pesquisador como um educador, que precisa apresentar, também, riscos, incertezas e críticas sobre a academia.

Acesse o artigo
Autores: Ana Márcia Silva, Ari Lazzarotti Filho e Ana Paula Salles da Silva

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