CNPq lança nova edição de prêmio e portal no 61º aniversário

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) comemorou nesta terça-feira (24) seu 61º aniversário. Os destaques do evento foram os lançamentos da 26ª edição do Prêmio Jovem Cientista e do novo portal institucional do CNPq. O secretário de Política de Informática, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgilio Almeida, representou o ministro Marco Antonio Raupp na cerimônia. 

Em seu discurso, o secretário enfatizou a importância do conselho no desenvolvimento da ciência e tecnologia no país. “A atuação do CNPq não se restringe à formação de recursos humanos e ao financiamento de projetos individuais de pesquisa. O conselho vem se envolvendo em ações que são fundamentais para a sociedade brasileira, por exemplo, a criação de institutos de pesquisas tradicionais e de excelência internacional como o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)”, observou. 

Almeida comentou ainda sobre os inúmeros avanços que contaram com participação do CNPq ao longo da história. “A introdução da internet no Brasil e o estabelecimento de incubadoras e diversas instituições de ensino e pesquisa, além da implantação de parques tecnológicos, tiveram participação do CNPq”, listou. “A criação e desenvolvimento da Plataforma Lattes é hoje reconhecida internacionalmente como única e avançada em termos dos países que fazem ciência e tecnologia.” 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros