Veja a programação de fevereiro para o Cine-ciência com Pipoca

Desde 2009, a equipe do Ciência em Cena promove um cineclube para os nossos visitantes, com a exibição de filmes científicos e a realização de debates. É o Cine-ciência com Pipoca, que nos sábados de fevereiro apresenta três títulos produzidos pela Fiocruz.


As sessões gratuitas são no Epidauro e ocorrem às 10h, 11h30, 13h e 14h30. Após os filmes, os espectadores são convidados a descobrir um pouco mais sobre seus temas, com as galerias fotográficas “Detalhes de mosquito” (que tem imagens do Aedes aegypti) e “Barbeiros do Sudeste”, que retrata o inseto transmissor da doença de Chagas. O público pode também ver de perto exemplares do barbeiro, que fazem parte da coleção entomológica da instituição.


Conheça abaixo os filmes exibidos pelo Cine-Ciência com Pipoca em fevereiro:

O MUNDO MACRO E MICRO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI – PARA COMBATÊ-LO É PRECISO CONHECÊ-LO – Documentário – Direção: Genilton Vieira – 2006 – 25 min – Setor de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)

O documentário é uma ferramenta para a difusão de conhecimentos sobre a dengue e seu vetor. Composto por imagens reais e virtuais que descrevem o ciclo de vida do mosquito, o filme alerta para a necessidade do controle de criadouros do Aedes aegypti.

AEDES AEGYPTI E AEDES ALBOPICTUS – UMA AMEAÇA NOS TRÓPICOS – Documentário – Direção: Genilton Vieira – 2009 – 30 min – Setor de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)

O documentário sobre os transmissores da dengue é composto de imagens reais e virtuais dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, mostrando seus continentes de origem, sua dispersão pelo mundo, suas características morfológicas, seus hábitos alimentares, seus mecanismos de alimentação, sua reprodução e o ambiente em que vivem.

TRIATOMÍNEOS: O ELO DE UMA ENFERMIDADE – Documentário – Direção: Genilton Vieira – 2011 – 40 min – Setor de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)

O documentário apresenta as principais espécies de triatomíneos relacionadas à transmissão da doença de Chagas. Embora a transmissão vetorial desse mal só ocorra no continente americano, a produção alerta para a presença dos insetos vetores em países de outros continentes e sua adaptação aos domicílios de países da Ásia.

Cine-ciência com Pipoca
Local: Epidauro
Atividade gratuita
Horários: Sábados de fevereiro (com exceção do dia 18) às 10h, 11h30, 13h e 14h30
Mais informações: (21) 2590-6747
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (perto da Passarela 6).


Fonte: Museu da Vida/Fiocruz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros