Jornal da Ciência noticia blog Dissertação Sobre DIvulgação Científica

O blog Dissertação Sobre Divulgação Científica foi notícia  do Jornal da Ciência nesta sexta-feira 




JC e-mail 4440, de 17 de Fevereiro de 2012. 
Blog reúne informações sobre divulgação científica

Um mestrando em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia aproveitou as oportunidades das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) para compartilhar o andamento das pesquisas sobre divulgação científica. O jornalista Bruno Lara criou o blog Dissertação Sobre Divulgação Científica (dissertacaosobredc.blogspot.com), no qual publica notícias, indicações de artigos e eventos, dicas de livros, links para documentos, vídeos, entrevistas, entre outros conteúdos relacionados à popularização do conhecimento em C&T.

A proposta, segundo ele, é divulgar ideias e informações, além de contribuir para os estudos de outros pós-graduandos, ou mesmo pessoas fora da academia que se interessam pelo tema. O blogueiro, que atuou na assessoria de comunicação do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), acredita que a divulgação da C&T é um assunto-chave no sistema científico nacional e precisa de investimentos e esforços tanto quanto os dedicados à produção e comunicação científicas.

Para Lara, falar em sociedade da informação é falar sobre um país onde os cidadãos sejam educados e formados para lidar com e solucionar os desafios cotidianos. "O conhecimento em C&T é de grande prestígio, motivo pelo qual o diálogo com os personagens de fora do ambiente estritamente produtivo deve ser intensificado. A alfabetização científica faz parte de uma democracia consolidada, em que a justiça, a igualdade de oportunidades e a inclusão social estejam entre as prioridades dos governos", diz.
(Informações de Bruno Lara).

Abraços!

Comentários

  1. Parabéns, Bruno!
    Graça Portela
    Jornalista
    Assessoria de Comunicação do Icict / Fiocruz
    http://www.fiocruz.br/icict/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

    ResponderExcluir
  2. Olá, Graça! Boa tarde!

    Muito obrigado!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros