Indicação de artigo: A Ciência e Seu Público
Olá!
O último artigo que li para a minha pesquisa é o intitulado A Ciência e Seu Público, publicado em 1997 pela pesquisadora Léa Velho, na Revista Transinformação. De forma geral, o trabalho aborda os meios de comunicação e publicação dos resultados e andamentos das pesquisas, processo essencial para a institucionalização e autonomia científica. Aliás, o ato de publicar é parte constituinte fundamental no conceito de cientista.
Embora atividade universal na ciência, a divulgação (intrapares, extrapares ou audiência mais ampla) varia, seja de acordo com aspectos internos à ciência (domínio cognitivo) ou externos/sociais. Quanto ao primeiro grupo, podemos classificar:
a) a natureza da pesquisa > se ela é básica ou aplicada (esta objetiva solucionar problema específico, mais voltado para a uma audiência mais eclética, enquanto aquele foca a comunicação intrapares e é mais universalista [sem rigorosas fronteiras geográficas), motivo pele qual prefere canais internacionais para publicação;
b) a segunda é sobre especificidades das áreas, independente das motivações de ciência básica ou aplicada. Em geral, as humanas e sociais publicam mais em livros, com linguagem menos concisa e textos mais extensos, enquanto as exatas e naturais optam por artigos científicos, de forma mais direta, com aplicação de termos/códigos que dificultam o acesso ao conteúdo por pessoas de fora do meio. Por isso, a divulgação científica é mais estudada pelo grupo de pesquisadores cuja audiência é mais eclética e exterior ao campo científico;
c) a terceira aborda a consolidação teórica e metodológica das áreas. As ciências humanas e sociais, pela fragilidade conceitual, elaboram trabalhos mais longos, descrevendo detalhes e minúcias metodológicas, o que implica em maior produção de livros. Por outro lado, as exatas e naturais adotam linguagem mais concisa e se dedicam menos a explicações de teorias, pois são mais solidificadas.
Já a classificação quanto aos fatores extra-cognifitos (sociais) para a seleção dos canais de publicação se dá da seguinte maneira:
a) fatores sociais (ex: critérios institucionais para ascensão na carreira e estímulos das agências de fomento);
b) fatores individuais (como dificuldade de domínio em língua estrangeira, sentimento nacionalista e preferência para apresentação oral, em vez de escrita);
c) fatores institucionais (aspectos sociais e políticos do país e perfil institucional da universidade, centro de pesquisa etc.)
Conforme observado, os públicos da ciência são variados, o que remete também à multiplicidade de canais. Identificar e compreender esta dinâmica são atividades essenciais para o desenvolvimento de pesquisas, do sistema de C&T e da tomada de decisão para políticas no setor.
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Abraços e boas pesquisas!
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