Indicação de artigo: Experiência Inovadora Do CanalCiência; Instrumento Pedagógico Para Aproximar Ciência E Sociedade, Conhecimento E Informação

Olá!

As possibilidades pedagógicas da divulgação científica são analisadas em associação com a competência informacional no artigo “Experiência Inovadora Do CanalCiência; Instrumento Pedagógico Para Aproximar Ciência E Sociedade, Conhecimento E Informação”, publicado em 2009 na Revista Data Grama Zero.

Mais especificamente, as cinco autoras, todas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), apresentaram o trabalho de criação e utilização do Guia Informacional Para Professores. O objetivo deste documento é orientar docentes e também alunos a pesquisar informações uteis na internet, utilizando fontes confiáveis. Outra proposta é cultivar a cultura de citação, respeitando o trabalho intelectual de terceiros.

De forma mais ampla, há informações históricas e conceituais da divulgação científica, que chegou ao Brasil com a vinda da família Real, em 1808, mas só em meados do século XX conquista mais espaço no jornalismo nacional. Entre os tópicos principais, o artigo também apresenta pensamentos do jornalista e cientista José Reis (1907-2002), considerado o pai da divulgação científica no país; aborda as oportunidades de divulgação científica na internet, como o CanalCiência; e analisa a importância do cidadão se apropriar do conhecimento científico, ainda mais na presente sociedade.

Ah, antes de terminar, vale a pena ressaltar uma passagem sobre o Livro Verde, lançado em 2001 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Academia Brasileira de Ciências. O documento reserva análises para a educação científica no Brasil.
Acesse o currículo das autoras: 



Abraços e boas leituras!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros