Indicação de artigo: Divulgação Científica E Relações de Poder

Olá!

O artigo mais recente que li é o intitulado “Divulgação Científica E Relações de Poder”, publicado em 2010 pela autora Graça Caldas, na Revista Informação e Informação. O trabalho levanta diversas questões bastante pertinentes sobre aspectos que envolvem a DC, mais especificamente a função democratizante da ciência, que pode ser potencializada através da (conflituosa) relação entre cientistas e jornalistas. Embora tais atores sociais possuam divergências (como saberes, culturas, metodologias, tempo de trabalho, entre outras), o objetivo é (ou deveria ser) o mesmo: permitir que o poder seja compartilhado e que a sociedade se aproprie do conhecimento.

Assim, a autora defende que apenas a disseminação é insuficiente para permitir a apropriação social da ciência e para o cidadão assumir com maior legitimidade e convicção as decisões da própria vida, uma vez que o conhecimento em ciência, tecnologia e inovação estão penetrados no íntimo cotidiano. É necessário, assim, contextualizar e apresentar visão crítica em relação, por exemplo, a interferências políticas e filosóficas, entre outras. Este processo passa pelo aprendizado e pela comunicação, capazes de promover libertação e transformação social, esforços empreendidos pelo educador Paulo Freire.

Neste cenário, tanto cientistas quanto jornalistas precisam se adaptar aos objetivos e compreender as próprias atividades e atuações do outro para executar de forma apropriada as respectivas responsabilidades no que diz respeito à popularização do conhecimento.



Abraços e boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros