Química e pirotecnia na Revista Ciência Hoje


A edição de dezembro traz matérias sobre fogos de artifício, antiátomo e tubarões


Há séculos, os espetáculos produzidos por fogos de artifício atraem e seduzem espectadores de todas as idades e crenças, em todas as partes do mundo. A edição da Ciência Hoje de dezembro mostra como, para cada um dos sons que enchem o ar e as cores que pintam o céu, há uma explicação científica - e muita pesquisa.

Outra matéria trata sobre tubarões e raias, que são hoje mais vítimas do que vilões. A pesca excessiva, em especial em busca de suas valorizadas nadadeiras, vem ameaçando diversas espécies, inclusive no Brasil. Fernando Mendonça e Fausto Foresti, da Universidade Estadual Paulista, mostram na Ciência Hoje como um projeto de pesquisa brasileiro começa a mudar esse quadro. Por meio da genética molecular, é possível identificar espécies a partir de amostras de barbatanas ou carne e definir políticas para conservação desses peixes.

Uma substância rara e exótica: o antiátomo também é tema de matéria. Apesar de raríssima, o fato é que a antimatéria existe por aí. Nas explosões cósmicas e até criada em laboratório. Mas como será sua estrutura interna? Por que não a observamos no cosmo? Ela sofre ação da força gravitacional? Para responder a essas e outras perguntas, leia na revista Ciência Hoje de dezembro como um antiátomo foi aprisionado pela primeira vez, feito que contou com a participação do Brasil e foi considerado como o maior desenvolvimento da física no ano passado.

A revista também traz um artigo sobre hipertrofia cardíaca, ou crescimento anormal do coração. Mais de 15 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem dessa doença. No artigo da Ciência Hoje de dezembro, busca-se entender melhor as condições que levam a essa enfermidade. O artigo mostra ainda que desvendar os mecanismos moleculares envolvidos em seu surgimento pode resultar na descoberta de novas formas de prevenção e tratamento.

Fonte: Revista Ciência Hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros