Indicação de artigo: Comunidades Científicas e Infra-Estrutura Tecnológica No Brasil Para Uso De Recursos Eletrônicos De Comunicação e Informação na Pesquisa


Olá!

Recentemente li um artigo intitulado “Comunidades Científicas e Infra-Estrutura Tecnológica No Brasil Para Uso de Recursos Eletrônicos de Comunicação e Informação Na Pesquisa”, publicado em 2003 na Revista Ciência da Informação. O trabalho de autoria da pesquisadora Lena Vânia R. Pinheiro aborda a importância e a utilização de redes eletrônicas (internet) por cientistas brasileiros.

De acordo com o artigo, a maioria dos pesquisadores nacionais adota a rede para estabelecimento de comunicação informal, através, principalmente, do correio eletrônico, seguido das listas de discussões. A grande maioria dos entrevistados começou a ter contato com a redes eletrônicas no início da década de 1990, o que está de acordo com os investimentos de expansão da internet no Brasil (um marco é a implantação da Rede Nacional de Pesquisa, RNP, no início da mesma década).

Já na época da publicação do trabalho (setembro de 2003), constatou-se que as novas tecnologias haviam sido incorporadas no cotidiano da comunidade científica nacional, que vinha se beneficiando pela expansão dos grupos de pesquisa, pela integração de cientistas localizados em regiões mais distantes dos grandes centros políticos e econômicos, pela criação de novos recursos disponibilizados na rede e também, entre diversos aspectos, pelo relacionamento mais estreito entre áreas e disciplinas (interdisciplinaridade).

Entre as declarações inseridas, podemos observar:

 “Já publiquei dois artigos, totalmente discutidos através da Internet com um inglês e uma italiana que nunca vi pessoalmente. Vamos publicar outro esse ano com uma argentina.”

A autora destaca que a pesquisa torna-se importante, inclusive, para mobilizar governos e instituições a investirem em infraestrutura e suporte necessários ao desenvolvimento das redes eletrônicas, aprofundando a incorporação do tema nas políticas nacionais de ciência e tecnologia (oito anos depois, percebemos que os esforços do Estado para potencializar a área têm sido consideráveis).




Abraços e boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros