Indicação de artigo: Legibilidade de Revistas Eletrônicas de Divulgação Científica

Olá!

A Revista Ciência da Informação publicou em 2003 o artigo Legibilidade de Revistas Eletrônicas de Divulgação Científica, da pesquisadora Mônica Macedo-Rouet, da Université Lyon 1. 

O trabalho aborda os recursos de hipertextos utilizados por revistas de divulgação científica. Embora esta tecnologia permita diversas potencialidades (como multiplicar fontes de um mesmo documento, facilitar acesso à informação, e inserir mais conteúdos), a análise indica que em geral a hipertextualidade tem gerado problemas de cognição e interpretação. 

Macedo-Rouet realizou dois estudos: um de análises de textos e o outro de experimentação de leitura. O primeiro envolveu a análise comparativa de matérias de seis revistas publicadas online e em meio impresso. O segundo, com base na psicologia cognitiva, aborda atividades que envolveu a compreensão e interpretação de 59 graduandos do quarto ano de jornalismo em relação à matéria A Pírula da Discórdia, publicada em abril de 2001 pela revista Superinteressante.

A conclusão é de que os suportes online conseguem manter a argumentação apresentadas nas plataformas impressas e os leitores estão abertos à adoção de tecnologias. Porém, há problemas consideráveis nos menus de hipertextos, que não congregam informações suficientes a respeito dos documentos (como tamanho, fonte, data etc.) e das relações entre eles (como conteúdo principal e secundário), o que pode implicar discrepâncias de coesão e coerência.


MAIS TRABALHOS DA AUTORA:

Abçs!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros