Reciis lança a segunda parte do dossiê ‘Estudos métricos da informação científica em saúde’ no primeiro número de 2022

 


A coletânea reforça o protagonismo do Brasil no mundo com a disseminação de pesquisas em estudos métricos da informação científica em saúde no país.  


Texto: Roberto Abib (Reciis).

Com o objetivo principal de fomentar as perspectivas de análise do conhecimento científico para a formulação de políticas públicas, sobretudo, no campo da saúde, a Reciis apresenta a segunda parte do dossiê ‘Estudos métricos da informação científica em saúde’ no primeiro número de 2022. A coletânea foi editada pelos professores e pesquisadores Natanael Sobral e Leilah Santiago Bufrem, da Universidade Federal de Pernambuco.  


Em editorial, Natanael Sobral e Leilah Bufrem destacam a importância do Brasil na produção de conhecimento em estudos métricos da informação científica; posicionado em 4° lugar, nos últimos cinco anos, entre os países consolidados como potências científicas nesse campo. Nesse sentido, o dossiê publicado pela Reciis reafirma o protagonismo do país no cenário mundial com a disseminação de pesquisas em estudos métricos da informação científica em saúde no Brasil, expressando a força de uma comunidade científica que insiste em resistir em meio a múltiplas adversidades pelas quais passa a ciência brasileira.  


O dossiê se baseou nos eixos consolidados no Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria pelos quais foram selecionados dez artigos originais, cinco publicados no v. 15, n. 4 (2021) e os outros cinco publicados neste número v. 16, n. 1 (2022).


Íntegra da matéria AQUI.


Fonte: ICICT/Fiocruz.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros