Governo da Bahia lança revista de jornalismo científico em comemoração ao Dia da Ciência

 


Perto de se aproximar do número 100 em matérias de divulgação sobre trabalhos científicos, a série de reportagens Bahia Faz Ciência (BFC) lançará uma revista comemorativa ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta quinta-feira (8) às 15h.

A publicação, que reúne algumas matérias lançadas desde a estreia do projeto, em julho de 2019, traz estudos, soluções e invenções criadas em território baiano, com o objetivo de demonstrar a importância de investir em pesquisa para o avanço da sociedade, a melhoria na qualidade de vida da população e o desenvolvimento econômico do Estado.

A secretária da Secti, Adélia Pinheiro, contextualiza a relevância do Bahia Faz Ciência. “Há cerca de dois anos, antes do contexto da pandemia, tínhamos o interesse de mostrar para toda a população o potencial enorme que baianas e baianos têm para fazer ciência. Agora, enquanto enfrentamos uma crise sanitária de grandes proporções, podemos dizer que este projeto auxilia no combate ao obscurantismo, ao levar informações para toda a sociedade, que muitas vezes estão restritas ao ambiente acadêmico. Em uma linguagem acessível e um formato semanal, lançamos toda segunda-feira uma notícia diferente sobre um novo estudo, pesquisa ou trabalho científico que venha para agregar ferramentas ou soluções inovadoras”.

Com foco em diversidade, a série aborda diferentes temas e áreas do conhecimento na hora de selecionar os trabalhos que serão divulgados para a população e à mídia. O diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), Márcio Costa, também destaca que todas as universidades estaduais e federais do Estado já tiveram trabalhos divulgados, assim como algumas particulares, além de diversas instituições, escolas e institutos. “Através dessas matérias, mostramos para o público, não só da capital, mas também de todas as regiões baianas, a importância de investir em pesquisa científica. Os cientistas contemplados pelo Bahia Faz Ciência estamparam jornais, sites, deram entrevistas a TVs e rádios e puderam levar um pouco do que é produzido em laboratório e sala de aula para o conhecimento da sociedade”. Continue lendo...

Fonte: Agência Sertão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros