A pluralidade da ciência aberta é tema de debate do Centro de Estudos do Icict

 


Reflexões sobre a Ciência Aberta como um objeto plural são o tema do próximo encontro do Centro de Estudos do Icict. A sessão será transmitida em 16 de julho, às 14h, pelo canal da VideoSaúde Distribuidora no Youtube. 


Para debater esse assunto, a palestrante convidada será a pesquisadora portuguesa Maria Manuel Borges, da Universidade de Coimbra, que estará acompanhada de Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, que participará da sessão como debatedora.


“A presente comunicação visa refletir sobre as oportunidades e os desafios que condicionam as práticas epistêmicas no contexto da Ciência Aberta, trazendo a experiência da palestrante como membro do Grupo de Trabalho Interministerial, subgrupo Avaliação de Ciência, para a elaboração de uma Política Nacional de Ciência Aberta em Portugal em diálogo com as políticas institucionais de acesso aberto da Fiocruz”, explicam os coordenadores do Centro de Estudos, Marcio Sacramento e Raquel De Boni, pesquisadores do Icict.


A ciência aberta é um paradigma que considera a criação do conhecimento e sua disseminação como duas faces de uma mesma moeda. Para os coordenadores do Centro de Estudos, ela facilita o acesso ao trabalho de investigação, além de difundir e estimular a criação e partilha do conhecimento, bem como potencializa o seu impacto junto à comunidade em que se insere e estimula seu uso.

Íntegra da matéria


Fonte: ICICT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros