"As universidades são patrimônio seu" – artigo de Lucia Pellanda publicado no Zero Hora

Lúcia Pellanda é reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Artigo originalmente publicado no Jornal Zero Hora, em 15 de maior de 2021.

Se você fosse o dono de um empreendimento de alto retorno, como trataria o seu investimento? Pois você possui 69 universidades e 41 institutos federais (IFs), que dão enorme retorno para a sociedade mensurável em geração de riqueza para o país e em qualidade de vida para você.


Quanto mais educação, mais atraente é o país para investimentos de alta densidade tecnológica, justamente os que mais impactam o PIB.


As instituições públicas são responsáveis por mais de 90% da pesquisa no país, o que é fundamental para a soberania e também dá retorno econômico. Sem pesquisa, o país se torna dependente de tecnologia de outros países. Na agricultura, a pesquisa pode gerar um retorno maior de 20 vezes o valor investido. Na saúde, além de salvar vidas, pode economizar bilhões para o país, ao estudar intervenções mais efetivas e mais acessíveis.


Os hospitais universitários e de ensino são fundamentais na assistência à saúde, como ficou muito evidente durante a pandemia, e as universidades estão presentes na atenção primária, na prevenção e nas comunidades.


Os campi das universidades e IFs, capilarizados em todo o país, são fundamentais para o desenvolvimento regional, trazendo mais oportunidades para a população local e movimentando a economia.


Mas, para além de todos esses retornos concretos, não há como contabilizar todo o beneficio intangível. A universidade muda histórias de vida.


A universidade promove cultura. A universidade forma os professores para o ensino básico e qualifica a educação.


O investimento em educação e ciência significa reter os jovens talentos, que, do contrário, migram para locais com melhores condições de trabalho e deixam de contribuir com o desenvolvimento do país.

Justamente em épocas de crise, é ainda mais importante investir em educação e ciência, porque daí podem surgir soluções e melhores perspectivas.


As universidades e IFs são patrimônio seu. Um investimento que vale a pena cuidar e multiplicar.


A Ciência salva vidas, e a Educação salva o futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros