O Twitter que resgata acontecimentos e diários de 200 anos atrás
No ar desde 2011, projeto criado por brasileiro registra o século 19 pelo ponto de vista de escritores, poetas e outras pessoas célebres, a partir de seus registros na época
“Andei o dia todo”, anotou em seu diário a escritora Mary Shelley (“Frankenstein”) em 20 de janeiro de 1821. “São três minutos depois da meia noite. ‘É o meio da noite no relógio do castelo’. E agora tenho 33 anos!”, escreveu o poeta inglês Lord Byron em 22 de janeiro de 1821.
Registros como esse são publicados diariamente no Twitter pelo perfil 1821 Now (1821 agora), que relembra acontecimentos e resgata trechos de diários de pessoas célebres que viveram há dois séculos. O projeto foi idealizado por um brasileiro que vive no Canadá. Fernando Souza se apresenta nas redes sociais como “pai, marido, advogado e leitor”.
“Quero tentar capturar um senso das coisas que um dia foram vivas mas que agora desapareceram”, escreve Souza na página de apresentação da iniciativa. “Minha linha condutora – algo um tanto quanto impossível – é a história do tempo. É a tentativa de explorar como o tempo, uma força primal e universal, é vivida e possivelmente apenas entendida no aqui e no agora”, diz.
Fonte: Nexo.
Comentários
Postar um comentário