Covid-19 aproxima cientistas da mídia de maneira inédita


Pandemia reduz a distância entre ciência e imprensa
Fonte: site da Unicamp.

Se até 2019 a ciência tinha um espaço tímido no noticiário, com a pandemia do novo coronavírus ela se tornou protagonista. Geneticistas, pneumologistas, infectologistas, historiadores e outros especialistas estão todos os dias no noticiário e passam a planejar na rotina de trabalho as entrevistas com jornalistas do país todo. O avanço da Covid-19 diminuiu o distanciamento entre cientistas e imprensa, pois traz a necessidade de falar sobre ciência com quem a produz, em busca de informações confiáveis e atualizadas para o público.

Boa parte desses pesquisadores, no entanto, não está acostumada a lidar com a mídia e tampouco recebeu treinamento para falar com jornalistas. A nova demanda aproxima cientistas da mídia e sociedade e pressiona para treinamentos futuros que possam melhorar as competências para falar com a mídia.

"Estamos muito acostumados a falar de ciência, dar palestra, a falar para quem entende do assunto, mas falar com quem não entende do assunto é uma barreira que temos que ultrapassar”, admite o biólogo Alessandro Farias, pesquisador do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Íntegra da matéria.

Fonte: Unicamp.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros