CNPq cria Diretoria de Ciências Humanas e Sociais
Atendendo uma demanda histórica dos pesquisadores e das associações e sociedades científicas nacionais da área, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) aprovou a criação da Diretoria de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
A decisão foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do CNPq em sua reunião de 26 de novembro, a partir de solicitação encaminhada pela Diretoria Executiva da agência, que havia aprovado anteriormente a demanda.
Atualmente essas áreas estão vinculadas à Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais (DEHS). A nova diretoria atuará tanto nas ações especificas das áreas envolvidas quanto em demandas transversais, tais como ações de editoração, divulgação científica, gênero e políticas sociais inclusivas.
A aprovação levou em consideração as recomendações apresentadas pelo Simpósio de Ciências Humanas e Sociais nas Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Contemporâneas, realizado com o apoio do CNPq no dia 20 de agosto, quando a proposta de criação de uma diretoria específica para as áreas de ciências humanas foi submetida à apreciação conjunta das mais de 30 associações e sociedades científicas reunidas.
A implementação da nova diretoria será agora submetida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e às outras instâncias governamentais pertinentes.
Fonte: CNPq.
Comentários
Postar um comentário